InícioEditorialEsportes'Saúde que antecipa demandas': Ana Paula Matos cita suas prioridades como secretária

‘Saúde que antecipa demandas’: Ana Paula Matos cita suas prioridades como secretária

A vice-prefeita Ana Paula Matos vai tomar novos rumos na gestão de Salvador a partir do dia 1° de fevereiro. Comandante da Secretaria de Governo (Segov) da capital baiana desde 2021, no início do mandato do prefeito Bruno Reis, ela agora vai assumir a cadeira principal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A mudança foi anunciada nesta segunda-feira (16), no Bairro do Rio Vermelho, em Salvador, pelo prefeito Bruno Reis, com quem Ana atua junto desde o período de movimento estudantil. Formada em Administração de Empresas e Direito, a vice-prefeita é mestre em gestão. 

Desde 2013, atua no setor público de Salvador, quando foi diretora da Secretaria de Educação Municipal (Smed). Entre 2015 e 2016, foi subsecretária de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Sempre). Ainda em 2016, virou secretária da mesma pasta. De onde saiu e, em 2019, voltou para permanecer até 2021, quando se tornou vice-prefeita.

Sobre o novo desafio de gerir a SMS, Ana Paula concedeu uma entrevista à reportagem:

Por que mudar de pasta depois de dois anos de mandato?

“São oportunidades que Deus tem me dado para gerir a minha cidade. Vivi momentos importantes como secretária de promoção social e combate à pobreza. Estava na Segov porque, nos dois primeiros anos, tínhamos uma equipe muito nova que não conhecia nossa máquina. Então, ajudei o prefeito a coordenar”, reponde.

Tem prioridades para a gestão da Saúde?

“Agora, estamos vencendo a pandemia e saindo desse mono-tema que é a covid. Temos que entender a saúde por diversas perspectivas. Estou muito empolgada com os novos projetos. Especialmente, com a responsabilidade de tirar do papel a maternidade de Salvador. Isso pra mim, como mulher, é muito simbólico”, fala.

O que a sua figura agrega para a secretaria?

“Estou aqui para ouvir os servidores e usar o conhecimento técnico deles com a minha especialidade, como mestre em gestão, para fazermos o melhor pela cidade. Trago um conceito de saúde global que envolve também aspectos econômicas e sociais. O cidadão tem que estar bem alimentado, ter uma boa educação, uma família estruturada e viver em boas condições de saneamento”, explica.

Que característica da saúde tem seu foco no primeiro momento?

“Qualidade do atendimento é a primeira delas. Ampliamos muito a rede nos últimos anos. Agora é garantir um serviço da melhor qualidade possível e também trazer inovações e um legado para Salvador. Nos três anos de pandemia, muitas pessoas acabaram não fazendo cirurgias eletivas, consultas e procedimentos para prevenir doença. Vamos avançar nesse sentido”, diz.

Qual o legado a secretária quer deixar quando sair da pasta?

“Uma Saúde que está próxima das pessoas e se antecipa as demandas. A Saúde é muito mais do que ausência da doença. […] Quero uma cidade que encontra em si a razão de ser que é cuidar do seu povo. Quem for no posto, vai sentir que foi bem atendido”, completa.

Assim como 14 colegas da gestão municipal que foram nomeados nesta segunda-feira, Ana Paula Matos assume SMS em 1° de fevereiro.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lira, Dantas, Fachin e 13 ministros de Lula vão ao RS; leia a lista

Comitiva embarcou para o Rio Grande do Sul na manhã deste domingo (5.mai) para...

Fila de Lucas Buda não anda… capota! Conheça nova eleita do Calabreso

Lucas Buda saiu divorciado do BBB24, mas tem colhido os refrescos da fama quando...

Os sem-discurso (por Gaudêncio Torquato)

Por todas as regiões do país, ao lado dos Sem-Emprego, Sem-Terra, Sem-Teto, Sem-Escola, Sem-Segurança,...

Brasil precisa regionalizar concessões de saneamento, diz especialista

Para o advogado Fernando Vernalha, municípios correm o risco de ficar de fora da...

Mais para você