InícioEditorialCaminhada do Samba anima as ruas do Centro neste domingo (27)

Caminhada do Samba anima as ruas do Centro neste domingo (27)

Cerca de nove trios e blocos garantiram a festa para a população na região do Centro de Salvador. Depois de dois anos parada por conta das restrições impostas pela covid-19, a 15ª Caminhada do Samba aconteceu neste domingo (27), com um trajeto que saiu da Praça do Campo Grande e seguiu em direção a Praça Castro Alves. O evento já é tradição na capital e reúne os maiores e mais tradicionais blocos de samba do carnaval baiano.

Organizado pela União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba), com apoio da prefeitura de Salvador, o evento foi bem organizado, com barreiras instaladas nas ruas que receberiam os trios elétricos. Marcado para iniciar às 14h, a caminhada começou um pouco tímida, mas logo se animou e mais pessoas chegaram para curtir junto com os sambistas.  

O cantor e compositor Miller foi um dos artistas responsáveis por puxar um trio na 15ª Caminhada do Samba. Com o Bloco Proibido Proibir, ele apresentou clássicos do samba que embalou várias gerações, como as canções Tia Anastácia, Não deixe o Samba Morrer e a Pureza da Flor. “Preparei um show bem para cima, bem samba de roda, a galera está esperando isso, principalmente após dois anos sem a tradicional caminhada do samba”, destacou Miller. 

O cantor informou que o evento acontece em homenagem ao Dia do Samba, comemorado no dia 2 de dezembro. Segundo ele, o evento começou com menos movimento por conta da chuva, mas que por volta das 15h foi começando a animar ainda mais. “A galera saiu de casa mais tarde por conta do mau tempo, a chuva tentou estragar, mas não deu certo, o sol abriu para garantir a felicidade do povo”, acrescentou.

A influencer digital de Salvador Preta Rara estava acompanhando a festa no trio do Bloco Proibido Proibir. Ela ressaltou que a Caminhada do Samba é um resgate da cultura brasileira. “Esse evento leva cultura para o povo, é uma parte da história da Bahia e é importante que aconteça sempre, é muito gratificante estar aqui”, pontuou. 

Além do trio puxando por Miller e cantores convidados, outros blocos também animaram a galera. A diarista Roseane Cruz, de 47 anos, admitiu ter saído de casa com a intenção principal de dançar ao som de É o Tchan!, mas que costuma acompanhar o evento todos os anos. “Senti muita falta nesses dois anos que não teve, a falta foi tanta que esse ano com chuva ou sem chuva eu estaria aqui sambando”, disse. 

Joseane também elogiou a organização do evento: “Está perfeito, com policiais e a Transalvador [Superintendência de Trânsito do Salvador] acompanhando toda a caminhada. Eu não vi uma briga, está nota 10, só elogios”. 

O filho da diarista, o estudante Luís Carlos Soares, 20, contou que já é tradição na sua família acompanhar a Caminhada do Samba. “Como morador aqui do Centro, eu sempre acompanhei o evento com minha mãe. A energia aqui é contagiante, estou me divertindo, dançando bastante. A gente estava precisando disso depois de ter passado dois anos de pandemia dentro de casa se cuidando”, ressaltou. 

Da direita para a esquerda, Luís ao lado de Roseane e amigos (Foto: CORREIO)

Luís também afirmou que o evento já é um pré-carnaval. “Aqui eu já preparo minhas coreografias para arrasar em fevereiro”. 

Quem se convenceu a comprar passagem para passar o carnaval em Salvador foi Jaluzza Gama, 24, que é de Brasília e veio para a capital comemorar o aniversário. “Eu estou encantada com a energia daqui, é muito gostoso, é meu aniversário, então estou aproveitando muito”, expôs a estudante. “É a primeira vez que venho para Salvador e já estou convencida a passar fevereiro aqui também”, acrescentou.

*Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bolsonaro participa de carreata com Caiado antes da Agrishow

Governador de Goiás, que é pré-candidato à Presidência em 2026, tem participado de atos...

Exclusivo: saiba os bafos do festão de aniversário de André Ramos

André Ramos comemorou seus 49 anos com um festão daqueles em sua casa, na...

Incêndio destrói vegetação do Pico do Jaraguá, ponto mais alto de São Paulo

Um incêndio tomou conta de parte do Pico do Jaraguá, na zona norte da...

Investimento em publicidade digital cresceu 8% em 2023

Atingiu o total de R$ 35 bilhões; comércio foi o setor líder, com 23,2%,...

Mais para você