André Ceciliano foi exonerado nessa quinta-feira (6/6) do cargo de secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. A exoneração, assinada pelo presidente Lula (PT), foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). No lugar de Ceciliano, foi nomeada Juliana da Silva Pinto Carneiro, como secretária interina.
Como mostrado pelo colunista do Metrópoles Guilherme Amado, Lula disse a Eduardo Paes, no encontro que eles tiveram na semana passada, no Palácio do Planalto, que o PT quer indicar a vice na chapa do prefeito na eleição do Rio. O nome favorito de Lula, que já foi indicado a Paes, é justamente o de André Ceciliano.
Agora, exonerado, Ceciliano trabalhará para tentar se viabilizar como vice na chapa. No entanto, o nome preferido do prefeito é seu braço-direito, o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ). Os candidatos têm até o dia 15 de agosto para registrar os nomes das chapas na Justiça Eleitoral.
Deputado estadual por quatro mandatos, Ceciliano foi presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) entre 2019 e 2022. Nas eleições de 2022, foi o candidato do PT ao Senado pelo Rio, mas não se elegeu, sendo derrotado pelo já senador Romário.