InícioEntretenimentoCelebridadeCircuito Osmar está vivo e vira palco para o que há de...

Circuito Osmar está vivo e vira palco para o que há de mais contemporâneo

O circuito Osmar (Campo Grande), a mais tradicional passarela carnavalesca da capital baiana, reviveu dias de glória na folia momesca de 2023, provando que está vivo, pulsante e que tem a marca da diversidade cultural, étnica e artística de Salvador. Durante os seis dias de festa, garantiu a maior participação popular da história recente do Carnaval, afastando de uma vez por todas qualquer questionamento sobre a força da sua existência. 

A atenção especial do poder público permitiu ao Carnaval do Centro mais de mil horas de música, majoritariamente gratuita e intensamente diversa. Queridinho dos amantes do samba, do pagodão baiano e dos blocos afros, o circuito Osmar subiu mais um nível este ano, atraindo um novo e jovem folião ávido pelo que há de mais contemporâneo na musicalidade. 

Uma boa imagem da nova tendência foi a passagem da banda Baiana System, que arrastou uma multidão com sua peculiar junção da guitarra baiana ao sound system. Mas não somente. Iniciativas como o festival ‘Donas do Som’ e o ‘After Batekoo’ concentrados na Praça Castro Alves, também mostraram bem a cara do novo no mais antigo circuito. Nomes como Baco Exu do Blues, Pitty, Karol Conká, Attoxxa, Luedji Luna, entre outros, se misturaram ao mosaico rítmico que é o Carnaval de Salvador. 

Pitty comemorou seu retorno à festa no principal circuito da festa
(Foto: Otávio Santos/Secom)

Responsável pela produção do ‘Donas do Som’, Fernanda Bezerra descreve bem o novo movimento: “O que a gente está tendo é a reocupação do Centro com a juventude. O circuito está sendo reinserido na memória afetiva da cidade”. 

Para Bruno Reis (União Brasil), prefeito da capital, o circuito oferece ao folião uma festa “plural”. O verdadeiro carnaval plural pode ser visto no centro da cidade, do Carmo até a Castro Alves. É uma das experiências culturais mais ricas disponíveis no mundo: música, música, diversão, gente, cultura, informação tudo num lugar, para ver com os amigos, família, com acesso fácil, seguro e muito confortável”. A prefeitura colocou em ação o programa “Cole no Centro”, que preparou 12 palcos temáticos, com mais de 100 atrações de diferentes estilos musicais. A missão era reunir o chamado movimento alternativo soteropolitano e novas formas de consumo de música.

O Correio Folia tem patrocínio da Clínica Delfin, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio da Jotagê e AJL.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Brasil recebeu US$ 1 mi para ajudar vítimas no RS, diz Janja

Primeira-dama declara que não pode revelar a empresa responsável...

Ações violentas da PM espalham medo, mas não inibem tráfico na Baixada

Role para pular introdução MISÉRIA E OPRESSÃOAções violentas da PM espalham medo na periferia da...

Leila Pereira, do Palmeiras, empresta avião para levar 2,5 toneladas de alimentos ao Rio Grande do Sul

Leila Pereira, presidente do Palmeiras, vai emprestar seu avião para levar doações ao Rio...

Congresso retoma isenção do IR para apostas de até R$ 2.259

Em derrota do governo, congressistas derrubaram veto de Lula sobre tributação estabelecida na lei...

Mais para você