InícioNotíciasPolíticaCLDF dá ponta pé inicial na CPI dos atos antidemocráticos. Veja como...

CLDF dá ponta pé inicial na CPI dos atos antidemocráticos. Veja como será

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) dará, nesta quarta-feira (18/1), o ponta pé inicial para a realização da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos atos antidemocráticos. A ação vai investigar os atos de vandalismo ocorridos em 12 de dezembro de 2022 e em 8 de janeiro deste ano em Brasília.

A sessão extraordinária será realizada às 15h, no plenário da Casa. Após a leitura do requerimento, terão início os prazos para definição de membros.

Tecnicamente, o primeiro período, de cinco dias a contar da leitura em plenário, será necessário para definição de assentos por blocos ou partidos. Depois, haverá mais cinco dias para indicação dos membros pelos blocos. Por fim, é realizada uma sessão para instalação da CPI e escolha da presidência e relatoria.

O único assento garantido na CPI é do primeiro subescritor do requerimento, o deputado Robério Negreiros (PSD).

Porém, como a CLDF está regimentalmente em recesso, a contagem dos prazos ficará suspensa até a volta das atividades parlamentares. Ou seja, a CPI dos atos antidemocráticos devem ter início real apenas em fevereiro.

Com duração de 180 dias, a CPI pode, se necessário, ser prorrogada por mais 90. Ao contrário de ter apenas cinco integrantes como de costume, a comissão será composta por sete parlamentares: um de cada bloco constituído na Casa.

Uma CPI tem poder de investigação próprio das autoridades judiciais e autonomia para promover diligências, ouvir indiciados, inquirir testemunhas, tomar depoimentos de autoridades, bem como requisitar da administração pública informações, documentos e serviços, inclusive policiais.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bolsonaro participa de carreata com Caiado antes da Agrishow

Governador de Goiás, que é pré-candidato à Presidência em 2026, tem participado de atos...

Exclusivo: saiba os bafos do festão de aniversário de André Ramos

André Ramos comemorou seus 49 anos com um festão daqueles em sua casa, na...

Incêndio destrói vegetação do Pico do Jaraguá, ponto mais alto de São Paulo

Um incêndio tomou conta de parte do Pico do Jaraguá, na zona norte da...

Investimento em publicidade digital cresceu 8% em 2023

Atingiu o total de R$ 35 bilhões; comércio foi o setor líder, com 23,2%,...

Mais para você