InícioConcurso de Beleza causa Polêmica ao adotar empoderamento feminino como lema

Concurso de Beleza causa Polêmica ao adotar empoderamento feminino como lema

O Miss Intercontinental Brasil, elege a representante brasileira para o Miss Intercontinental, um dos concursos mais tradicionais do mundo com 44 anos de existência.

Com o slogan “Muito além do tchauzinho de miss“, o Miss Intercontinental Brasil, pretende DESMISTIFICAR os concursos de beleza, refutando a ideia de que estes têm como objetivo reforçar estereótipos e valorizar as misses como mulheres, que passam pelos mesmos problemas de todas as outras, mostrando que a beleza não as blinda de preconceitos muito menos as torna “seres superiores”.

mul

As misses têm promovido, nas redes sociais, ações que chamam a atenção para o desrespeito sofrido, além de conclamar outras mulheres a unirem-se nessa luta.

O assunto gerou tanta polêmica que algumas candidatas chegaram a desistir do concurso. “As meninas acharam que por não participar das ações seriam prejudicadas, o que não é verdade. Não podemos obrigar ninguém a lutar pelo o que não acredita, e o feminismo ainda é muito mal interpretado no Brasil, inclusive pelas mulheres. ” explica Elaine Cristina – diretora do concurso.

“No geral as misses têm promovido as ações com maestria. O mais interessante é que as candidatas que achamos que não participariam, sobretudo por questões religiosas, são as que mais abraçaram a causa” – diz Jonny Guimarães, diretor do concurso.

Até agora foram 3 ações. Na primeira, as candidatas foram convidadas a escrever no corpo a primeira palavra pejorativa que ouvem quando dizem que são misses, o que causou reboliço nas redes. Na ação “Mulheres como você”, valoriza a mulher por trás da faixa e da coroa, mostrando as misses como pessoas comuns, que trabalham, estudam e aproximando-as de outras mulheres.  Já a última, “Gostosa não é elogio”, foi lançada dias antes do carnaval e teve como intuito derrubar a ideia de que roupa define caráter ou é uma permissão para qualquer tipo de desrespeito.

“Apenas uma das 26 candidatas representará o Brasil no Miss Intercontinental 2016, mas a intenção é que as 26 candidatas possam empoderar outras 26 mulheres, e assim sucessivamente” diz Talita Queiroga, psicóloga e diretora do concurso.

Vídeo —> https://www.youtube.com/watch?v=w3tTI0rlEyA&feature=youtu.be

Por | Ascom

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Econômico! Gasly pode terminar o ano sem prejuízos na Alpine

O piloto francês Pierre Gasly, da Alpine, pode terminar a temporada de 2024 sem...

Edinho, filho de Pelé, é absolvido de tráfico de drogas em Praia Grande

Edinho, o filho do icônico jogador Pelé, obteve a absolvição das acusações de tráfico...

Manifestantes tomam às ruas de Seul em protestos contra o presidente e exigem que ele renuncie ao cargo 

Milhares de pessoas tomaram as ruas de Seul, capital da Coreia do Sul, em...

Diretor da Sedur em Salvador assume Sefaz da gestão Gustavo Carmo em Alagoinhas e movimenta bastidores do PL baiano

Novo prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo (PSD) já tem montado sua equipe para a...

Mais para você