InícioNotíciasPolíticaConheça Beacon, golden retriever e cão terapeuta de ginastas nos EUA

Conheça Beacon, golden retriever e cão terapeuta de ginastas nos EUA

Já pensou poder acariciar ou brincar com um pet amoroso durante um dia difícil de trabalho? Ou mesmo quando bate o nervosismo e a ansiedade? Essa é a experiência proporcionada a alguns ginastas nos Estados Unidos.

Durante a seletiva para as Olimpíadas Paris 2024, um reforço foi fundamental para o auxílio das atletas durante a preparação: Beacon, um cachorro da raça golden retriever, que tem a missão de servir de suporte emocional para os esportistas, treinadores e familiares.

Sua treinadora e tutora, Tracey Callahan Molar, leva Beacon (apelidado de “Goodest Boy”, Bom Menino, em tradução livre) para as salas de conferência onde ele aguarda os atletas e os acompanhantes para a sessão de preparo.

Segundo informações do site ESPN, o golden retriever faz parte do programa de saúde mental realizado Federação Desportiva de Ginástica dos Estados Unidos (USAG, sigla em inglês). A iniciativa tem como objetivo cuidar da saúde dos atletas de forma integral, incluindo o lado psicológico. Beacon chega até a usar uma credencial pelo trabalho realizado.

1 de 5

Beacon tem um “sexto sentido” para saber quem precisa da sua ajuda

Reprodução/@goldendogbeacon no instagram

2 de 5

O golden retriever faz sucesso entre treinadores e esportistas

Reprodução/@goldendogbeacon no instagram

3 de 5

Beacon é o cão terapeuta dos atletas

Reprodução/@goldendogbeacon no instagram

4 de 5

O doguinho acalma os participantes com muitas lambidas e carinho

5 de 5

Inicialmente, ele era cão de suporte apenas da sua tutora

Reprodução/@goldendogbeacon no instagram

O cãozinho tem um instinto natural de oferecer apoio emocional às pessoas. “Ele é atraído por duas coisas: ouvir seu nome e um senso inato de quando alguém precisa dele”, contou Callahan ao portal.

Segundo a treinadora, Beacon percebe de forma sensitiva o estresse e vai para o lado da pessoa de imediato. Tal comportamento é visto em cães de terapia que, assim como Beacon, trabalham como uma “esponjinha emocional”, absorvendo e aliviando o nervosismo das pessoas. Por isso, mesmo passando o dia recebendo carícias, o golden tem uma rotina cansativa, que exige cuidados e horas de descanso.

O animal possui o dom desde filhote, pois começou como cão de terapia de sua tutora, antes mesmo que ela percebesse o talento e o levasse para treinos específicos de obediência e pudesse certificá-lo com o cargo pela Pet Partners. Atualmente, morando em Pasadena, Califórnia, Beacon também tem a rotina de voluntário em hospital locais.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mais para você