InícioNotíciasPolíticaConheça González e Noboa, candidatos que disputarão 2º turno no Equador

Conheça González e Noboa, candidatos que disputarão 2º turno no Equador

A advogada Luisa González e o empresário liberal Daniel Noboa disputam o segundo turno das eleições para presidente do Equador. Com cerca de 92% das urnas apuradas até a manhã desta segunda-feira (21/8), González possui 33,27% dos votos, enquanto Noboa tem 23,68%.

O Equador viveu semanas tensas até as urnas decidirem pelo segundo turno. Um dos pontos mais críticos veio com o assassinato de um dos candidatos à presidência, Fernando Villavicencio. Ele foi substituído pelo também jornalista Christian Zurita, que também era seu amigo pessoal. Apesar da mudança, o rosto de Villavicencio ainda aparecia nas impressões de voto, já que não houve tempo para efetuarem a mudança.

As eleições foram mantidas e a candidata do movimento político Revolução Cidadã, mesmo partido do ex-presidente Rafael Correa, denunciado por escândalos de corrupção no país, não conseguiu a diferença necessária para definir no primeiro turno.

Luisa González Pela primeira vez na história do Equador, o país pode ser liderado por uma mulher. Líder nas pesquisas de intenção de voto desde o início da convocação das eleições antecipadas, a advogada Luisa González, de 45 anos, foi candidata pelo partido socialista Revolución Ciudadana (Revolução Cidadã).

Ela tem defendido o resgate de programas sociais implementados pelo ex-mandatário Rafael Correa, que presidiu o Equador de 2007 a 2017 e atualmente está exilado em Bruxelas, na Bélgica. Gonzalez também é contra temáticas como o aborto, inclusive em casos de estupro.

Luisa Magdalena González Alcívar se especializou em economia internacional e desenvolvimento. Ela é formada pela Universidade Internacional do Equador, e se tornou mestre em Alta Direção pelo Instituto de Estudos Nacionais Superiores e em Economia Internacional e Desenvolvimento pela Universidade Complutense de Madri, na Espanha.

Também atuou como ex-deputada e fez oposição ao governo de Guilhermo Lasso, tendo se destacado neste quesito, mesmo ocupando o cargo pela primeira vez.

Daniel Noboa Azin O empresário Daniel Roy-Gilchrist Noboa Azin nasceu em 1987, na cidade de Guayaquil, e é filho do ex-candidato à presidência Álvaro Noboa Pontón e da médica Annabella Azin.

Ele também é ex-deputado pela província de Santa Elena, e presidiu a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Produtivo e Projetos de Microempresa do Equador.

Noboa Azin tem formação em administração de empresas pela Stern School of Business, da Universidade de Nova Iorque, dos Estados Unidos da América (EUA). Também possui formação em Comunicação Política e Governança Estratégica, pela Universidade George Washington, e um terceiro diploma na Universidade de Harvard.

Seu pacote de projetos para o governo incluem principalmente uma ênfase na segurança pública e emprego, além de incentivos fiscais para novos negócios e sentenças de prisão por evasão fiscal grave.

“Segurança e emprego são os dois pontos que vou focar durante os 18 meses. São importantes e são urgentes”, afirmou Noboa à imprensa. “Como há pouco tempo, mudanças radicais devem ser feitas muito rapidamente nessas duas áreas; gerar confiança internacional, gerar segurança interna, segurança cidadã, reduzir o índice de mortes violentas e dar tranquilidade à população”, completou.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Fluxo de passageiros para o exterior cresce 20,8% em março

Cerca de 2 milhões de viajantes foram para fora do país no 3º mês...

Maior parte de ataques online contra jornalistas e políticas mira credibilidade, inteligência e reputação

Foto: Divulgação Relatório vai ser lançado na reunião paralela ao G20 sobre integridade...

HÁ 20 ANOS – O governo acabou. Mas faltam dois anos para que saia

19:42 Dois empresários paulistas, que querem ver Lula pelas costas, conversam de madrugada por...

Mais para você