Mais de R$ 4 bilhões é o valor que deve ser movimentado na Black Friday deste ano. Esse é o maior montante desde que a data foi incorporada ao calendário do varejo nacional, em 2010. A expectativa é que o faturamento seja 1,1% maior que no ano passado, descontada a inflação.
Essas são projeções da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo que destaca que a combinação de promoções da Black Friday e da Copa do Mundo é um dos fatores que indicam tendência de elevação das vendas no varejo até o fim deste ano.
Fabio Bentes, economista da CNC, explica que a redução da inflação e a consolidação das compras online também são responsáveis por puxar para cima as vendas neste período de promoções.
A estimativa da CNC é que as vendas relacionadas ao Mundial de Futebol impactem em R$ 1,4 bilhão o faturamento do comércio varejista brasileiro, movimentando especialmente os ramos de móveis e eletrodomésticos e de artigos pessoais e eletroeletrônicos. Esses dois segmentos devem ser responsáveis por 48% da movimentação prevista na Black Friday, seguidos dos ramos de hiper e supermercados, vestuário, calçados e acessórios.
Ainda de acordo com a Confederação, a desaceleração dos preços aumenta a possibilidade de descontos na Black Friday deste ano, favorecendo os chamados descontos reais ou efetivos, aqueles que não são maquiados com o famoso “tudo pela metade do dobro do preço”
A Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro, mas os descontos já são oferecidos nos dias que antecedem a data.
Economia Brasília 14/11/2022 – 11:23 Ana Lucia Caldas / Guilherme Strozi Beatriz Albuquerque – Repórter da Rádio Nacional Black Friday compras Online segunda-feira, 14 Novembro, 2022 – 11:23 146:00