O delegado da Polícia Federal (PF) Valdecy Urquiza, de 43 anos de idade, foi escolhido, na manhã desta terça-feira (5), o próximo Secretário-Geral da Interpol, o mais alto cargo da Polícia Internacional.
Urquiza é o primeiro brasileiro a comandar a maior organização internacional do mundo, que possui mais de 100 anos de história. Ele deve assumir o posto oficialmente nesta quinta-feira (7).
A votação que elegeu o brasileiro como Secretário-Geral ocorreu durante a 92ª Assembléia Geral da Interpol, na cidade de Glasgow, na Escócia. O evento contou com representantes de 150 países, somando cerca de 1.000 participantes, entre eles secretários de estado, chefes de polícia e até mesmo ministros.
PRESENÇA BRASILEIRA
O ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski, bem como o Diretor-Geral da Polícia Federal Andrei Rodrigues estiveram presentes na assembleia. É um grande orgulho ter um brasileiro na chefia da Interpol”, afirmou o ministro Lewandowski.
O ministro ainda completou, elogiando o delegado: “Valdecy, além de ser um dos nossos melhores policiais, tem uma experiência internacional muito grande. Ele será o primeiro brasileiro e o mais jovem dirigente na história da Interpol”. Rodrigues também parabenizou o delegado e exaltou a sua conquista: “É um momento histórico para o nosso país e para o sul global”.
POSSE DE URQUIZA
Na quarta-feira (6), uma cerimônia será realizada para celebrar a posse de Urquiza, que continuará como delegado da PF, mas que passará a se dedicar com exclusividade às atividades de Secretário-Geral da Interpol.
O encontro termina no dia 7 de novembro, com a eleição das sedes para as próximas assembleias, que ocorrerão em 2026, 2027 e 2028. Segundo a Polícia Federal, as reuniões visam a cooperação internacional e combate ao crime organizado.
O mandato de Urquiza dura cinco anos e é válido a partir de 2025. “Trata-se da primeira vez, em cem anos de história da Interpol, que a organização será comandada por um nacional de um país em desenvolvimento”, informou a PF.
QUEM É VALDECY URQUIZA
Valdecy Urquiza nasceu no Maranhão e atua na Polícia Federal há quase 20 anos. Ele é formado em direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e possui especialização em Energia, Meio Ambiente e Recursos Naturais pela PUC-SP.
Além disso, Urquiza acumula passagens acadêmicas pela Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica), em Tóquio e pela Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos, onde estudou Justiça Criminal e Ciências Políticas.
Valdecy começou a sua carreira como analista na Caixa Econômica Federal em 2000 e em 2007 passou aa atuar junto a PF, como encarregado de Polícia. Em sete anos, tornou-se Líder de Assuntos Internacionais da corporação.
Em 2015, começou a atuar na Interpol, como Líder da Central Nacional da Corporação no Brasil. Em 2021, tornou-se Vice-Presidente para as Américas, mesmo ano em que voltou a atuar na PF, como Líder de Cooperação Legal Internacional