InícioEditorialPolítica NacionalDepois de discussão, CPMI do 8 de Janeiro escolhe Eliziane Gama para...

Depois de discussão, CPMI do 8 de Janeiro escolhe Eliziane Gama para relatoria; Arthur Maia será o presidente, e Cid Gomes, o vice

Sessão do colegiado para eleição da mesa diretora foi marcada por ausência de caciques do MDB e questão de ordem contra a escolha de senadora do PSD

Ton Molina/AFP – 08/01/2023

Manifestantes quebram fachada de vidro do STF no dia 8 de Janeiro

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos de 8 de Janeiro foi instalada nesta quinta-feira, 25, com a escolha da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) como relatora, o deputado federal Arthur Maia (União-BA) como presidente, e os senadores Cid Gomes (PDT-CE) e Magno Malta (PL-ES) como vice-presidente e 2º vice-presidente, respectivamente. A primeira sessão do colegiado foi presidida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA). Chamou a atenção a ausência dos senadores Eduardo Braga (MDB-AM) e Renan Calheiros (MDB-AL), até então cotados para assumir os cargos de liderança no colegiado. Em negociações recentes, o nome de Braga era dado como o escolhido para a relatoria da CPMI. No entanto, de última hora, na noite desta quarta-feira, 24, o senador publicou comunicado indicado como titulares os colegas Veneziano Vital do Rego (MDB-PB) e Marcelo Castro (MDB-PI), e como suplentes, Fernando Dueire (MDB-PE) e Giordano (MDB-SP).

Calheiros, embora tenha tido muito interesse na CPMI, abriu mão da vaga do colegiado na condição de ter o poder de indicar o próximo ministro ao Supremo Tribunal Federal (STF), em acordo fechado com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Até então, Pacheco seria o indicado de Renan para assumir a vaga na Suprema Corte deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski. Com a negociação, o senador do MDB fica à vontade para indicar o nome que queira.

Na reunião desta quinta-feira, antes da votação da mesa diretora, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) levantou questão de ordem contra a escolha de Eliziane Gama para a chapa dos líderes da comissão, alegando que ela teria relação de amizade com o ministro da Justiça, Flávio Dino. O questionamento do senador foi indeferido pelo presidente da comissão e motivo de bate boca entre os dois. “Olha, eu sei da sua procedência da polícia, mas aqui é Senado. Aqui não é delegacia de polícia não… se comporte como senador”, disparou Otto Alencar. Após a mesa de presidente e vice-presidentes ser composta, Arthur Maia pediu à senadora Eliziane que se juntasse ao grupo. “É uma mulher de muita estatura política e intelectual. Além de tudo, isso estará representando as mulheres aqui nesse colegiado”, disse o presidente.

Mais cedo, antes do início da reunião, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) disse que o governo irá marcar forte posição na CPMI. “Nós vamos para o enfrentamento, porque a oposição não tem folego pra sustentar sua tese”, afirmou. Já o líder do PT na Câmara, deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), defendeu que a CPMI não se prolongue e termine antes do prazo de conclusão previsto pelo regimento interno. “O país tem pautas mais importantes, e as polícias, o Judiciário, responsáveis pela investigação, apuração e denúncia, estão trabalhando”.

Com informações do repórter Bruno Pinheiro

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PGR é contra soltura de Silvinei Vasques; delegado deixa caso

Segundo o MPF, o relatório da PF não foi incluído nos autos e, por...

Advogado diz que Mauro Cid admitiu que ‘pisou na bola’ ao criticar investigação da PF sobre golpe

Foto: Roque de Sá/Agência Senado Ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL),...

Estácio se manifesta sobre ingresso de Davi no curso de medicina. Leia

Após Davi Brito contar que estava esperando um telefone da Estácio para iniciar a...

Moraes determina que Roberto Jefferson passe por exame médico

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta sexta-feira (3/5),...

Mais para você