Uma delegação de congressistas dos Estados Unidos chegou a Brasília em missão oficial nesta segunda-feira (14/8). Liderados pela deputada Alexandria Ocasio-Cortez, os norte-americanos se reúnem com autoridades do governo Lula e parlamentares brasileiros.
AOC, como é conhecida a deputada do partido Democrata, o mesmo do presidente Joe Biden, é uma estrela da política dos EUA com grande alcance nas redes sociais, seguida por 11,3 milhões de pessoas no Twitter e 8,5 milhões no Instagram. Ela pertence à ala mais de esquerda dos Democratas e disse, no Palácio do Planalto nesta manhã, que veio falar sobre cooperação em temas como emergência climática e desenvolvimento econômico.
Acompanhada pelos também deputados Joaquín Castro, Nydia Velázquez, Greg Casar e Maxwell Frost, AOC se reuniu nesta segunda com o assessor especial da Presidência para as Relações Exteriores, Celso Amorim. Misty Rebik, chefe de gabinete do senador Bernie Sanders, também participa da missão oficial americana.
A comissão esteve ainda na Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais, na Câmara. “Queremos garantir que estamos construindo um movimento transnacional para a proteção dos povos indígenas e nativos”, disse AOC, em sua fala.
Nesta terça (15/8), a comitiva dos EUA deve se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Não está previsto, por enquanto, reunião dos americanos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Eles gostariam de uma agenda com o petista, que está em viagem oficial para o Paraguai e volta nesta terça. Até o momento, porém, essa agenda não foi confirmada.
Nessa viagem à América Latina, a delegação parlamentar norte-americana também vai passar por Santiago, no Chile, e Bogotá, na Colômbia.