O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) afirmou neste domingo (30/6) que para chegar em 2026 é preciso passar por 2024. A fala é uma alusão de que é necessário à direita bolsonarista se sair bem nas eleições de 2024 deste ano para que possa ser forte em 2026, ano de disputa de eleições para Presidência da República, governadores, senadores e deputados.
“Mas, para chegar em 2026, temos que passar por 2024. Por todos os municípios do Brasil”, afirmou Bolsonaro no Pará, onde faz um giro para demonstrar apoio a candidatos a prefeito em cidades grandes e médias do Estado. (As informações são da Folha de S. Paulo)
Bolsonaro está inelegível até 2030. Ele foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O tribunal entendeu que houve prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação pelo então presidente durante reunião no Palácio da Alvorada, na qual ele esteve com embaixadores estrangeiros em julho de 2022.
O tour de Bolsonaro pelo Estado da Região Norte inclui as cidades de Belém, São Geraldo do Araguaia, Marabá e Parauapebas. Na capital paraense, Bolsonaro vai apoiar o deputado federal Eder Mauro.
Bolsonaro e Mauro desfilaram em carro aberto após a chegada do ex-presidente a Belém. Em carreata o ex-ocupante do Planalto acenou para apoiadores e à multidão que acompanhava uma carreata neste domingo.
Como o Metrópoles mostrou, Bolsonaro e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo com estratégias diferentes, fazem esforços para demonstrar apoio político a candidatos a prefeitos pelo Brasil.