InícioEditorialPolítica NacionalEm meio a negociações da reforma ministerial, Lula diz a Wellington Dias...

Em meio a negociações da reforma ministerial, Lula diz a Wellington Dias que ele permanecerá no governo

Em uma reunião no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, 16, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tranquilizou o ministro Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias (PT-PI), e disse que ele não sairá do governo. A garantia ocorre em meio às negociações entre o chefe do Executivo e partidos de centro para a reforma ministerial. O presidente da República tem um acordo com o Progressistas (PP) e o Republicanos para incluir os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) na Esplanada dos Ministérios. No entanto, não está totalmente descartada a possibilidade de Dias ser realojado para outra pasta. A expectativa é que o chefe do Executivo se reúna novamente com o ministro na quinta-feira, 17, para tratar do assunto. Lula e Wellington Dias são amigos de longa data. Além disso, o presidente teve o maior percentual de votos nas últimas eleições no estado do Piauí, onde Dias foi governador por quatro vezes. No ano passado, o chefe do Ministério do Desenvolvimento Social era governador do Estado e venceu as eleições para o Senado Federal, de onde está licenciado por ocupar o cargo de ministro.

Com a minirreforma à vista, a tendência é que Silvio Costa Filho fique com o Ministério do Esporte, de Ana Moser, ou Portos e Aeroportos, de Márcio França. Já o PP quer um ministério grande, que entregue projetos na ponta para Fufuca. As primeiras pedidas do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Centrão foram o Ministério da Saúde e a pasta de Wellington Dias>. Lula fechou as portas sobre ceder a Saúde e também mostra resistências quanto ao Desenvolvimento Social, por considerar ambas as pastas simbólicas. Apesar da possibilidade de ceder às pressões, a tendência é que o Desenvolvimento Social permaneça com o Partido dos Trabalhadores, uma vez que o ministério administra o Bolsa Família, grande ‘marca’ de Lula e dos governos petistas. Outra pasta no radar é o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), de Geraldo Alckmin. O vice-presidente, no entanto, não quer sair do cargo. Além disso, uma saída de Alckmin do MDIC poderia gerar mal estar com o PSB.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Povo precisa conhecer o Brasil em vez de Louvre ou Disney, diz Lula

Presidente afirma ser preciso que o governo e os políticos incentivem as pessoas a...

Quero que meu pai seja herói popular, não da Marinha, afirma único filho vivo de João Cândido

Foto: Reprodução Adalberto Cândido, o Candinho, 85, único filho vivo de João Cândido...

Em 5 anos, atendimentos psicológicos aumentam mais de 200% no DF

Em cinco anos, o número de atendimentos psicológicos realizados na rede pública de saúde...

Novos apagões atingem comércios do centro de São Paulo

Lojistas da rua 25 de Março, no Centro de São Paulo, enfrentaram, novamente, problemas...

Mais para você