Estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador e do Colégio Estadual Professora Silvia Ferreira de Brito, localizado em Ribeira do Pombal, foram premiados na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit) 2024, que aconteceu até este sábado (12), na cidade de Recife, em Pernambuco.
A feira de ciência e tecnologia do Nordeste visa despertar nos alunos o interesse pela produção e saber científico, através da construção de projetos de pesquisas no cotidiano escolar.
A participação dos estudantes no evento foi possível graças ao apoio do Governo do Estado que, através da Secretaria da Educação do Estado (SEC), contribui para a produção científica na Educação Básica, investindo na melhoria da infraestrutura escolar, com a construção de laboratórios, na capacitação de professores e, também, na execução de projetos e custeando passagens e hospedagens para a participação dos estudantes em eventos científicos que ocorrem em diversos estados brasileiros e em diferentes países.
Com o projeto “Absorvente de fibra de bananeira”, os estudantes Mirelly Alves Santana, 16, e Antônio Kelvin Santana, 15, ambos do 1º ano, conquistaram bons resultados: 1º lugar no prêmio Internacional “Por um mundo sem lixo”, 3º lugar na categoria “Ciências Agrárias” e, assim, se credenciaram para participar do Encuentro de Jóvenes Investigadores (INICE), que acontecerá em dezembro de 2025, em Salamanca, na Espanha.
Mirelly falou da satisfação de participar e ser premiada no evento. “A experiência foi única, pois conhecemos pessoas de todos os lugares, pudemos fazer amizades e agregar conhecimento. Estamos muitos orgulhosos de representar a nossa escola e do resultado alcançado. Acreditamos em uma educação pública de qualidade porque somos frutos dela”.
Os estudantes do CJCC de Salvador, que fazem parte do Clube de Ciências Sementes da Bahia, também foram premiados. O projeto “Inventário Verde: Reconhecimento e Valorização da Flora do Dique do Tororó”, criado por Ariane Silva Santos, Everton Ribeiro e Francine Barbosa conquistou o 4º lugar na área de Meio Ambiente e credencial para participar da Expo Ciência Nacional México, em 2025. Já o “Projeto Pé na Mata”, com autoria de Jhonatas São José, Rubem Pablo Barros e Everton Silva, ficou em 4º lugar na área de Engenharias e recebeu credencial para participar da International Research School (IRS), na Rússia, também em 2025.
Jhonatas também comemorou as conquistas. “Estou muito feliz em participar desta edição de 20 anos da Fenecit. Ficamos em 4º lugar, mas já é um grande aprendizado por tudo o que vimos aqui. Essa troca de conhecimento e o fato de levarmos em consideração todas as opiniões para implementar melhorias são muito importantes. Investir nessa área da educação é essencial, pois motiva muitos outros alunos a também quererem desenvolver um projeto. Foi uma honra representar o nosso estado”, disse.