InícioNotíciasPolíticaEUA: começam prévias do Partido Republicano; Trump lidera boca de urna

EUA: começam prévias do Partido Republicano; Trump lidera boca de urna

O marco inicial para a disputa eleitoral pela Presidência dos Estados Unidos começa nesta segunda-feira (15/1). Os candidatos do Partido Republicano Donald Trump, Nikki Haley e Ron DeSantis concorrem pelas primárias no estado de Iowa.

O ex-presidente Trump é um dos favoritos no pleito. As pesquisas eleitorais norte-americanas indicam que o político tem 50% dos eleitores republicanos em Iowa. O cenário mostra que a imagem do candidato se mantém fortalecida, apesar das ações judiciais e tentativas de barrar o nome dele nas primárias do partido.

A eleição presidencial nos Estados Unidos ocorre com a definição dos dois nomes que concorrerão ao pleito pelos dois principais partidos (Republicano e Democrata). Para isso, é realizado uma série de eleições em cada estado, as chamadas primárias.

A primeira eleição primária ocorre, tradicionalmente, em Iowa com a votação do Partido Republicano. Os eleitores reúnem-se em centros públicos para decidir quem será o candidato do partido. O resultado começa a ser divulgado às 23h (horário de Brasília).

A pesquisa de boca de urna indica a vitória de Donald Trump, e mostra Ron de Santis e Nikki Haley nas 2ª e 3ª posições, respectivamente.

Cinco republicanos disputam a indicação do partido nas eleições gerais. No entanto, apenas três demonstram alguma chance real de vencer as primárias.

Irão concorrer em Iowa:

Asa Hutchinson; Donald Trump; Nikki Haley; Ron Desantis; Vivek Ramaswamy. Nikki Haley, 51 anos, é ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora de Trump na Organização das Nações Unidas. Ela ganhou espaço dentro da sigla por ser considerada uma conservadora sólida, com capacidade de abordar questões de gênero e raça de uma forma mais aberta do que os coligados.

Ron Desantis, 45, é governador da Flórida e se posicionou à direita de Trump em importantes questões sociais, como aborto.

Nikki Haley Campaigns On Last Day Before Iowa’s State Caucuses

Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul Joe Raedle/Getty Images

Ron DeSantis Campaigns For President In Iowa On Caucus Day

Ron Desantis, governador da Flórida Anna Moneymaker/Getty Images

Donald trump

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos Scott Olson/Getty Images

Partido Democrata O presidente dos EUA, Joe Biden, 81 anos, terá de demonstrar aos eleitores que tem capacidade para governar o país pelos próximos quatro anos, apesar das preocupações com a idade e a baixa aprovação dos norte-americanos.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Tudo bem corintiano bater em mulher, Lula?”, diz Ciro Nogueira

Senador afirma ser “inaceitável” fala do presidente “perdoando” violência doméstica praticada por torcedores do...

Sem furar bolha da esquerda, Boulos anuncia 8º partido em coligação

São Paulo – Polarizando com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) nestas eleições, o deputado...

Erik Cardoso busca medalha olímpica após quebrar recorde de 35 anos

Principal velocista do Brasil na atualidade, Erik Cardoso é uma das grandes promessas...

Presidente do Conselho da Vale reafirma “lisura” na escolha de novo CEO

Daniel Stieler disse que o cronograma está sendo seguido “rigorosamente”, mas ainda não há...

Mais para você