InícioEditorialEx-ministro do STF Celso de Mello reforça apoio a Lula no 2º...

Ex-ministro do STF Celso de Mello reforça apoio a Lula no 2º turno

O ex-ministro do STF Celso de Mello reforçou, nesta quarta-feira (26/10), seu voto em Lula (PT) no segundo turno das eleições deste ano.

Em nota à qual a coluna teve acesso, o ex-magistrado afirma que o ex-presidente petista é a “a única opção ética e politicamente legítima” para o pleito.

Celso de Mello diz ainda que o presidente Jair Bolsonaro, adversário de Lula na eleição de domingo (30/10), terá o “destino infame reservado aos autocratas”.

“Com a sucumbência eleitoral de Bolsonaro, cumprir-se-á, quanto a ele, o destino infame reservado aos autocratas (que são os governantes que buscam, incessantemente, a expansão ilimitada de seus poderes), fortalecendo-se, como uma das consequências virtuosas e inevitáveis resultantes da derrota nas urnas do atual Presidente da República, o primado essencial da fórmula democrática”, afirmou ex-ministro.

A nota foi enviada por Celso de Mello a Lula por meio de integrantes do grupo Prerrogativas, que haviam convidado o ex-ministro para o “Ato em Defesa da Democracia”

Celso de Mello já havia declarado apoio a Lula desde o primeiro turno. Na ocasião, ele pediu apoio para o petista vencer o pleito sem necessidade de segundo turno, o que não ocorreu.

Leia a nova nota de Celso de Mello na íntegra:

Estou certo de que , para o bem do Brasil, em defesa da ordem constitucional e pela subsistência do regime democrático, prevalecerá, vitoriosa, com a derrota do candidato incumbente, a única opção ética e politicamente legítima: Lula!

Com a sucumbência eleitoral de Bolsonaro, cumprir-se-á, quanto a ele, o destino infame reservado aos autocratas (que são os governantes que buscam, incessantemente, a expansão ilimitada de seus poderes), fortalecendo-se, como uma das consequências virtuosas e inevitáveis resultantes da derrota nas urnas do atual Presidente da República, o primado essencial da fórmula democrática, que repudia, de um lado, realidades distópicas e mentes sombrias que celebram o obscurantismo e o retrocesso social, cultural, ambiental e institucional, cultivando o ódio, a mentira, o desvalor da alteridade, o medo , a intolerância e o sectarismo religioso como instrumentos inaceitáveis de ação política, e que rejeita , de outro, pretensões incompatíveis com o “ethos” que informa, ilumina e enriquece as sociedades civilizadas que se nutrem, continuamente, dentre outros valores, da liberdade, do pluralismo de ideias e opiniões, das diretrizes legitimadas pelo pensamento democrático e do respeito incondicional às instituições!!!

Torna-se necessário resistir, bem por isso , sempre pelos meios legítimos proporcionados pela nossa Carta Política, a quaisquer ensaios que visem a fragilizar, a desvalorizar e a transgredir a ordem constitucional!

Há que se ter sempre presente a grave advertência do saudoso e eminente Ministro Aliomar Baleeiro, do Supremo Tribunal Federal, em manifestação que recordava ao nosso País que, enquanto houver cidadãos dispostos a submeter-se e a curvar-se ao arbítrio e à prepotência do poder , sempre haverá vocação de ditadores…

Daí a significativa e vital importância do Poder Judiciário cujos magistrados saberão agir – como efetivamente têm agido – com independência, isenção e liberdade decisória, dispensando tutela efetiva aos direitos básicos da cidadania e preservando a integridade da ordem constitucional e a intangibilidade dos valores democráticos!”

(CELSO DE MELLO , Ministro aposentado e ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal , biênio 1997-1999)

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

É complexo conviver com BC não indicado por Lula, diz Haddad

Ministro fez referência a Campos Neto, indicado por Bolsonaro com mandato que não coincide...

Exército comprou maleta espiã que intercepta ligações e liga microfone de celular, mostra depoimento

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil O sistema de inteligência é chamado de GI2...

Carolina Dieckmann se declara para ex-BBB Davi: “Sou sua fã”

Reprodução 1 de 1 Carolina Dieckmann e Davi em montagem com fotos coloridas -...

Namorado de gêmea siamesa defende relação: “Ela é super gostosa”

1 de 1 Namorado de gêmea siamesa defende relação “Ela é super gostosa” ...

Mais para você