InícioExpedição aproxima chefs de cozinha de agricultores familiares de Pintadas

Expedição aproxima chefs de cozinha de agricultores familiares de Pintadas

Grandes nomes da gastronomia baiana vão ter a oportunidade de conhecer a diversidade da agricultura familiar da Bahia, por meio das “Expedições Gastronômicas: Da roça para a mesa”, que têm o objetivo de aproximar chefs de cozinha aos produtores, aos produtos da agricultura familiar e à cultura alimentar de diferentes localidades. A primeira, da série de seis expedições, chamada de ‘Explorando o Mundo do Bode na Caatinga’, foi realizada no município de Pintadas, nesta segunda-feira (24) e terça-feira (25).

A ação contou com a participação de cinco chefs, que puderam conhecer o sistema produtivo da capriovinocultura de corte, compreender o habitat natural do bode, seu modo de vida, alimentação na caatinga, as técnicas tradicionais, além de trocar experiências com os produtores locais.

O grupo ainda conheceu a dinâmica do trabalho na agricultura familiar, voltada para o cooperativismo e associativismo, da Cooperativa da Agricultura Familiar de Pintadas (Cooap), onde foi possível vivenciar o abate, resfriamento, cortes finos e congelamento das carnes.

As Expedições pretendem também inspirar novas receitas e promoção dos produtos nos restaurantes. Para isso, o grupo testou os cortes das carnes e tiveram o desafio de lançar uma receita gastronômica com o produto. Após a experiência vivenciada, cada Chef preparou um prato especial que foi servido para os cooperados no momento denominado “Cozinhando bode na roça com os chefs”.

Da roça para a Mesa na Caatinga é uma iniciativa do Slowfood Nordeste e conta com a parceria do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

De acordo com o assessor do Bahia Produtiva, Guilherme Souza, o trabalho do projeto é aproximar o chef de cozinha à cooperativa, contribuindo para seu posicionamento no mercado: “Estamos realizando missões técnicas com chefs de cozinha, cozinheiros, donos de restaurantes aos projetos que apoiamos. Em Salvador, existem vários restaurantes que têm esse valor agregado ao cardápio e cada vez mais os chefs de cozinha desses restaurantes querem se aproximar do agricultor familiar que produz os produtos que vão para a mesa dos baianos”.

Origem do alimento

O chef Rafael Zacarias, dono do Bravo Burger Beer, eleita a melhor hamburgueria do Brasil, foi um dos participantes da expedição: “A Expedição ao Mundo do Bode foi fundamental pro meu trabalho. Eu já comprava a carne da Cooap e não conhecia procedência, mas já sabia da qualidade, pois fizemos três testes na Bravo e eles foram o que mais se destacaram. Quando recebi o convite pra conhecer a cooperativa foi interessantíssimo. Ver o produtor rural sendo instruído a fazer o manejo de uma maneira que tenha como resultado uma qualidade tão boa de carne foi um grande experiência”.

Zacarias destacou que o produtor rural é a peça mais importante de todo esse processo: “O jeito que ele trata e alimenta os animais e todo o manejo faz a diferença e, no frigorifico, observamos o trabalho de segurança alimentar, de procedimentos corretos e profissionais capacitados. Isso nos dá uma tranquilidade de adquirir esse produto. Plantamos uma semente, agora é motivar e crescer”.

Para a coordenadora do Slowfood Nordeste, Revecca Tapie, o projeto foi criado para promover um produto bom, limpo e justo. “A partir do momento que um chefe conhece a origem do alimento e se aproxima do produtor, ele se torna um co-produtor, levando a diversidade de sabores da Bahia para seus clientes”.

Ao longo do semestre serão realizadas mais cinco expedições. A próxima será para conhecer o trabalho realizado com o licuri pela Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), localizada na cidade de Capim Grosso.

Bahia Produtiva

O Bahia Produtiva está investindo R$1,5 milhão na Cooap em aquisição de equipamentos e adequações na infraestrutura do frigorífico e abatedouro, além da implantação de dois hectares de palma, para a segurança alimentar do rebanho. A chegada desses novos equipamentos, automatizados, irá permitir melhores condições de trabalho para os profissionais da cooperativa, aumentar o volume de estocagem e ampliar a capacidade de produção.

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mutirão de Regulação acelera transferência de pacientes

Um esforço conjunto dos profissionais da Central Estadual de Regulação (CER) e de diretores...

Navio Chinês é acusado de sabotagem de cabos no Mar Báltico

Um navio de carga da China, identificado como Yi Peng 3, está no foco...

Acidente com ônibus deixa 10 passageiros feridos em trecho da BR-324 de Candeias

Pelo menos dez pessoas ficaram feridas em um acidente na madrugada desta segunda-feira (25)...

“Ao Bell Prazer”: Durante Vumbora pro Mar, Bell Marques estreia projeto inédito voltado para teatros

O cantor Bell Marques emocionou o público presente em mais uma temporada do "Vumbora...

Mais para você