InícioEntretenimentoCelebridadeFamílias lotam áreas verdes de Salvador para aproveitar domingo de sol

Famílias lotam áreas verdes de Salvador para aproveitar domingo de sol

Há quem diga que quando a véspera de um feriado cai em um dia de domingo não tem muita graça, mas os soteropolitanos e turistas que lotaram os parques de Salvador, neste domingo (30), discordam. Muita gente aproveitou o dia de sol para sair com as crianças, teve pai ensinando filho a andar de bicicleta, patins, patinete e skate, e até teatro de bonecos ao ar livre.

Parque de Pituaçu teve atividades e passeios ao ar livre

(Foto: Ana Lúcia Albuquerque/ CORREIO)

O local mais movimentado foi o Parque da Cidade, no Itaigara, onde o contador Márcio Roberto, 39 anos, levou o pequeno Luiz Felipe, 3, para andar de patinete. Eles moram no Cabula e o pai contou que a família visita o parque com frequência, disse que é uma alternativa de passeio ao ar livre para crianças e adultos, e cobrou mais locais de área verde na cidade.

“Ele se diverte bastante e a gente aproveita para relaxar um pouquinho, para sair do ambiente de residência e curtir um domingo diferente. A gente traz sempre algum brinquedo de casa, como a patinete ou a bicicleta, e ele aproveita também os brinquedos do parque, como pula-pula, trenzinho, brinquedos infláveis, gangorra, escorrega e solta bolinha de sabão. Ele se diverte”, afirmou.

Márcio e o pequeno Luiz Felipe aproveitaram o sol para brincar

(Foto: Ana Lúcia Albuquerque/ CORREIO)

Alguns brinquedos são pagos, mas a maioria é gratuita. O empresário Kevin Renan, 24 anos, é natural de Mato Grosso do Sul, e mudou com a esposa e o filho, o pequeno Eduardo, 1 ano, para Salvador, há cerca de dois meses. Essa foi a primeira vez que a família foi ao Parque da Cidade. O menino andou de trenzinho, subiu na patinete de Luiz Felipe, brincou no chão, se lambuzou com o lanche e deu boas gargalhadas.

“A gente só tinha ido até agora em pracinhas no bairro. Tem bastante verde nesse parque, brinquedos e espaço para as crianças se divertirem. Em Campo Grande [onde a família morava] não há muitos espaços assim”, contou.

Eduardo e a mãe dele, Thaís Souza, no Parque da Cidade

(Foto: Ana Lúcia Albuquerque/ CORREIO)

Alguns visitantes aproveitaram a sombra das árvores, estenderam tolhas e fizeram piqueniques. Outros levaram bolas e jogaram partidas com a molecada. Um grupo missionário da Igreja Batista de Tancredo Neves montou um teatro de bonecos para entreter e catequisar os pequenos. Já os pais de Raíssa, 8 anos, estavam ensinando a menina a andar de patins. “Quero muito aprender, mas lá em casa não tem espaço”, contou, enquanto ajeitava o capacete e a joelheira.

Teatro de bonecos sobre ensinamentos bíblicos

(Foto: Ana Lúcia Albuquerque/ CORREIO)

O calçadão da orla da cidade também ficou movimento com um vai e vem frenético de gente fazendo corridas e caminhadas. Dentro do Parque dos Ventos, na Boca do Rio, um pai ensinava o filho a andar de skate. “Coloque o pé aqui e dobre o joelho assim”, orientava. Mais a frente o bombeiro militar Francisco Duarte, 40 anos, levava os dois filhos Catarina, 8, e Samuel, 5, para andar de bicicleta.

“É um local seguro, cercado, bonito e com brinquedos. A gente sempre vem pedalar e aproveitar o parque. Salvador precisa de mais locais como esse, e que haja manutenção e conservação desses espaços”, frisou. As crianças testaram novas manobras com a magrela.

Os irmãos Samuel e Catarina pedalam com o pai Francisco, no Parque dos Ventos

(Foto: Ana Lúcia Albuquerque/ CORREIO)

No Parque Metropolitano de Pituaçu também houve movimento de famílias, mas um pouco mais tímido. As estruturas cobertas foram usadas por grupos para aulas de dança, yoga e outras atividades físicas. Muita gente saiu para passear com os cachorros. As crianças pequenas escalaram os brinquedos no parquinho de areia, e os casais usaram a lagoa como cenário para as selfs. Na praça do Imbuí a movimentação também foi intensa, neste domingo.

Confira o horário de funcionamento dos parques: 

  • O Parque da Cidade Joventino Silva tem 724 mil metros quadrados de área, com 3,7 mil metros de pista para caminhada, passeios de bicicleta, skate, patins, trilhas e afins. É possível realizar eventos como aniversários, aulas de campo, visitas de escolas, shows e feiras, basta procurar a administração com dez dias de antecedência. Fica na Av. Antônio Carlos Magalhães, s/n – Itaigara. Horário: de terça a sábado, das 5h às 22h, e domingos e feriados, das 5h às 19h
  • O Parque dos Ventos fica na orla do bairro da Boca do Rio e oferece 14 opções de lazer, inclusive para atletas profissionais, como ciclovias, pista para skate, patins e outras atividades ao ar livre. Endereço: Avenida Otávio Mangabeira, s/n, Boca do Rio. Horário: terça a domingo 5h às 20h.
  • O Parque Metropolitano de Pituaçu tem uma lagoa cerca de vegetação e uma ciclovia de 15 km. Está localizado entre a Av. Otávio Mangabeira e as avenidas Jorge Amado e Paralela. Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula faz balanço com ministros sobre RS e brinda 2 anos de casamento

Presidente se reuniu com ministros no Alvorada para balanço das ações federais no Estado...

Vereadores derrubam veto do Executivo sobre pagamentos de profissionais da saúde

  Os vereadores derrubaram na Sessão Ordinária da última terça-feira (14) de maio o veto...

OAB sugere para Paulo Pimenta o uso do Fundo de Defesa de Direitos Difusos para a reconstrução do RS

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil enviou, nesta sexta-feira (17), um...

“Livrai-nos de todo o mal”, diz Michelle sobre decisão de Moraes

O ministro do STF suspendeu na 6ª feira (17.mai) uma resolução do que proibia...

Mais para você