InícioEntretenimentoCelebridadeFestejos do 2 de Julho terão BaianaSystem, Cortejo Afro, Rachel Reis de...

Festejos do 2 de Julho terão BaianaSystem, Cortejo Afro, Rachel Reis de graça

As celebrações pelo bicentenário da Independência da Bahia terão uma programação especial em Salvador, a partir do dia 29 de junho.  As novidades foram divulgadas nesta segunda-feira (22), pela prefeitura.

Para celebrar a data especial, haverá muita música.  Na Praça Municipal, acontece o show especial Sambaqui, com BaianaSystem, com as participações de Lazzo Matumbi, Rachel Reis e mais. 

Além do tradicional cortejo cívico, haverá shows especiais na cidade, teatro e apresentação de fanfarra.

“Uma data histórica que merecia ser celebrada com toda essa festa”, disse o prefeito Bruno Reis, durante o anúncio da programação.

Confira a programação
29 de junho

A programação começa no dia 29 de junho, com o espetáculo A resistência cabocla, com o Bando de Teatro Olodum. A apresentação será na Praça do Campo Grande até o dia 1º de julho, às 19h.

30 de junho
O fogo simbólico sai da cidade Cachoeira e de Mata de São João, em Pirajá. Neste ano, foram incluídas outras cidades no trajeto: Mata de São João, Dias D’Ávila, Camaçari e Lauro de Freitas.

1º de julho
Acontecerá a entrega do Memorial 2 de Julho e do novo Largo da Lapinha, que passa por reforma. No mesmo dia, às 9h, acontece a celebração do Te Deu, com o coral da Basília do Bonfim, regido pelo maestro Francisco Rufino, na Catedral da Sé.

Às 18h, sai a Ultramaratona da Independência, no Parque dos Ventos.

A chegada do fogo simbólico em Pirajá será mais especial este ano. Às 17h, haverá a apresentação do Cortejo Afro no largo do bairro.

No mesmo dia, no Farol da Barra, acontecerá o show inédito da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha. O grupo tem 120 músicos.

2 de julho
A festa começa cedinho, às 6h, com a alvorada de fogos. Às 8h30, acontece o hasteamento das bandeiras e às 9h se inicia o cortejo cívico, no largo da Lapinha. Na Avenida Sete, às 15h, acontece o concurso de fanfarras e balizas.

No palco do Campo Grande, às 16h30, acontece o hasteamento das bandeiras e o acendimento da pira do fogo simbólico, com a campeã olímpica Ana Marcela.

Entre as 17h30 e as 21h30, será o encontro de filarmônicas do Mastro Fred Dantas.

Às 19h, na Praça Municipal, acontece o show especial Sambaqui, com BaianaSystem. O evento terá as participações de Lazzo Matumbi, Rachel Reis, Claudia Manzo, Liz Reis, Elivan Conceição, Caboclos de Itaparica, Afrosinfônica e Vandal. 

3 de julho
Acontece a inauguração do monumento em homenagem à Maria Felipa, na Praça Visconde de Cayru, às 9h.

Às 17h, Gerônimo faz show no Campo Grande. Já às 19h, acontece o Baile da Independência com a orquestra do maestro Fred Dantas.

4 de julho
Às 19h, será realizada uma homenagem a Jorge Amado e Dorival Caymmi, com o show especial que vai reunir Alice Caymmi, Márcia Short, Will Carvalho e Elaine Fernandes

5 de julho
Às 18h, os caboclos saem do Campo Grande e voltam ao pavilhão da Lapinha. O momento terá a participação da orquestra do maestro Reginaldo de Xangô.

Já às 20h, na Lapinha, terá show com a banda Ofá, do Terreiro do Gantois, e Samba de Caboclo, com a participação de ogans dos terreiros de Salvador.

5 a 7 de julho
IV Jornada do patrimônio cultural de Salvador, no Espaço Cultural da Barroquinha

7 a 10 de julho
Acontece a Festa de Labatut, em Pirajá, com a presença de artistas locais, a partir das 18h

10 a 14 de julho
Será realizado o projeto 200 anos de 2 de Julho nas escolas

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lira, Dantas, Fachin e 13 ministros de Lula vão ao RS; leia a lista

Comitiva embarcou para o Rio Grande do Sul na manhã deste domingo (5.mai) para...

Fila de Lucas Buda não anda… capota! Conheça nova eleita do Calabreso

Lucas Buda saiu divorciado do BBB24, mas tem colhido os refrescos da fama quando...

Os sem-discurso (por Gaudêncio Torquato)

Por todas as regiões do país, ao lado dos Sem-Emprego, Sem-Terra, Sem-Teto, Sem-Escola, Sem-Segurança,...

Brasil precisa regionalizar concessões de saneamento, diz especialista

Para o advogado Fernando Vernalha, municípios correm o risco de ficar de fora da...

Mais para você