InícioEditorialPolítica NacionalFilho de líder do MST ganha cargo em gabinete de deputado do...

Filho de líder do MST ganha cargo em gabinete de deputado do PT

Rafael Almeida Stédile, filho de João Pedro Stedile, foi designado secretário parlamentar de João Daniel (PT-SE)

João Pedro Stedile durante sessão na Câmara que comemorou os 40 anos do PT Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados – 28.fev.2024

PODER360 29.fev.2024 (quinta-feira) – 19h32

O filho do líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), João Pedro Stedile, foi nomeado para um cargo no gabinete do deputado federal João Daniel (PT-SE) na 4ª feira (28.fev.2024). Rafael Almeida Stedile ocupa a função de secretário parlamentar do congressista.

Ao Poder360, o gabinete do congressista disse que a remuneração mensal de Rafael será de R$ 5.411,55.

Rafael nasceu em São Paulo (SP) e é formado em publicidade. O paulistano, que atua como fotógrafo desde 2013, tem um site para divulgar seus trabalhos. Ele cobriu, por exemplo, as manifestações no Brasil em 2013 e as eleições de países latino-americanos, como Argentina e México. Em 2022, ele acompanhou a campanha eleitoral de Edegar Pretto, candidato do PT derrotado na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul.

Em seu perfil no Instagram, Rafael também publica fotografias sobre o MST. Em nota divulgada à imprensa, o deputado João Daniel disse que, apesar de ter “trabalhos ligados a questões políticas”, Rafael não é filiado a nenhum partido e não é militante do movimento social. 

“Rafael Stedile é formado em publicidade e trabalha como fotógrafo autônomo há mais de 10 anos no mercado corporativo e contribui com movimentos sociais. Apesar de ter uma trajetória de trabalhos ligados a questões políticas, não é filiado a nenhum partido e não é militante do MST. Cumprirá uma tarefa técnica de Comunicação para o gabinete”, declarou a nota. 

Na 4ª feira (28.fev), a Câmara realizou uma sessão solene em homenagem aos 40 anos do MST. Os ministros do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, participaram do evento.

O perfil no X (antigo Twitter) “PT na Câmara” compartilhou um vídeo de João Daniel, que participou da sessão. Na publicação, o deputado, que é coordenador do Núcleo Agrário da bancada do partido na Casa Baixa, comemorou a realização da cerimônia. 

OPOSIÇÃO X MST A sessão em homenagem ao MST foi criticada por congressistas da oposição ao governo e o deputado Ricardo Salles (PL-SP) foi vaiado no plenário. 

A divergência de deputados da oposição ao MST não é nova. Em maio de 2023, a Câmara dos Deputados instalou uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o movimento. João Pedro Stedile prestou depoimento à comissão em agosto. 

Entretanto, o prazo de funcionamento do colegiado terminou sem a votação do relatório final por causa do embate entre integrantes governistas e da oposição.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Apreensão de manganês ilegal expõe fissuras em agência reguladora

Discordâncias sobre atribuições da Agência Nacional de Mineração resulta na fritura de diretor-geral e...

Após deixar o RS, Thelma Assis desabafa: “Propósito da minha vida”

Thelma Assis voltou a São Paulo após passar um tempo em Canoas, no Rio...

Ex-diretor detona Globo e diz que emissora morreu: “Falta humildade”

O ex-diretor da Globo Pedro Vasconcelos afirmou em entrevista que a emissora “perdeu o...

Prefeito de São Leopoldo-RS sobre enchentes: ’34 mil casas debaixo d’água aqui’

Em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, a comunidade e as autoridades locais...

Mais para você