InícioLazer, vida e culturaSaúdeFisioterapia x psicomotricidade: qual o papel dessas áreas no desenvolvimento de crianças...

Fisioterapia x psicomotricidade: qual o papel dessas áreas no desenvolvimento de crianças com deficiência

A fisioterapeuta e fundadora da Clínica Espaço Kids Jamaica Araújo explica que o trabalho conjunto dessas disciplinas promove um crescimento mais saudável e completo

Na área do cuidado infantil, a combinação entre fisioterapia e psicomotricidade tem se mostrado eficaz para ajudar crianças com deficiência a alcançarem habilidades essenciais de movimento e gestos que são fundamentais para o seu crescimento. A Clínica Espaço Kids oferece um ambiente acolhedor e especializado, onde os profissionais capacitados nessas áreas auxiliam os menores a atingirem seu máximo potencial e a vivenciarem experiências enriquecedoras durante seu processo de desenvolvimento.

A fisioterapeuta Jamaica Araújo, fundadora da Clínica Espaço Kids, ressalta a importância da fisioterapia aliada à psicomotricidade no aprimoramento das habilidades motoras, no suporte às capacidades de coordenação e na prevenção de limitações nas atividades funcionais das crianças com deficiência.

“Essas áreas contribuem no incentivo à prática do movimento em todas as etapas do desenvolvimento de sua vida, permitindo que as crianças se relacionem ativamente com o mundo ao seu redor e ofereçam melhores condições para que possam crescer e aprender”, afirma.

De acordo com a especialista, é possível orientar várias ações e estímulos para a criança. Enquanto a psicomotricidade auxilia na organização do esquema corporal das crianças com deficiência, a fisioterapia trabalha na inibição de movimentos irregulares para aprimorar o ajuste corporal, promovendo o treinamento de habilidades motoras e equilíbrio.

A clínica utiliza diversos recursos terapêuticos, como as abordagens Therasuit, Cuevas, Mig e Treini, o método Prompt, pilates adaptado, Sena, Conceito Neuroevolutivo Bobath, Eletroterapia Funcional (Tens, FES, Tases e Laser), Bandagem funcional, integração sensorial, método multigestos, treinamento locomotor, comunicação alternativa, estimulação visual e treinamento neuromuscular em gaiola de habilidades.

Por | Agência Comunicando Ideias

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Tudo bem corintiano bater em mulher, Lula?”, diz Ciro Nogueira

Senador afirma ser “inaceitável” fala do presidente “perdoando” violência doméstica praticada por torcedores do...

Sem furar bolha da esquerda, Boulos anuncia 8º partido em coligação

São Paulo – Polarizando com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) nestas eleições, o deputado...

Erik Cardoso busca medalha olímpica após quebrar recorde de 35 anos

Principal velocista do Brasil na atualidade, Erik Cardoso é uma das grandes promessas...

Presidente do Conselho da Vale reafirma “lisura” na escolha de novo CEO

Daniel Stieler disse que o cronograma está sendo seguido “rigorosamente”, mas ainda não há...

Mais para você