InícioEditorialGueye terá de se explicar sobre recusa em usar camisa com cores...

Gueye terá de se explicar sobre recusa em usar camisa com cores LGBTQIA+

O Conselho Nacional de Ética (CNE) da Federação Francesa de Futebol (FFF) pediu ao jogador do Paris Saint-Germain Idrissa Gana Gueye que dê explicações sobre supostamente ter se negado a usar uma camisa com as cores da bandeira LGBTQIA+, apurou nesta quarta-feira a AFP.
O meia senegalês deverá esclarecer se são “infundadas” ou não as acusações que recebeu nos últimos duas sobre ter se negado a participar da ação simbólica do futebol francês contra a homofobia.
O canal RMC informou no domingo que Gueye não jogou com o PSG contra o Montpellier no sábado para não ter que vestir a camisa com elementos nas cores do arco-íris, símbolo da comunidade LGBTQIA+.
A iniciativa fazia parte de uma campanha conjunta das 20 equipes da Primeira Divisão para a 37ª rodada do Campeonato Francês, para a celebração do Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia, em 17 de março.
Gueye não jogou contra o Montpellier e não estava lesionado, como informou o treinador do PSG, Mauricio Pochettino.
“Esta ausência (…) foi amplamente interpretada como uma negativa a participar nesta operação de sensibilização e de luta contra as discriminações”, escreveu o CNE, que não tem poder disciplinar.
“Ou essas suposições são infundadas e o convidamos sem demora a se expressar para acabar com esses rumores, ou esses rumores estão certos. Neste caso, pedimos ao jogador que seja consciente do alcance de seu gesto e do gravíssimo erro cometido”, escreveu Patrick Anton, presidente do CNE.

O CNE sugeriu a Gueye que sua resposta venha “acompanhada” de “uma foto usando a camisa em questão”.
“Recusar-se a participar desta operação coletiva valida os comportamentos discriminatórios, nega o outro, e não somente vai contra a comunidade LGBTQI “, acrescenta o texto do CNE.
No ano passado, na rodada dedicada à luta contra a homofobia, Gueye não entrou em campo alegando que estava com gastroenterite.
O presidente do Senegal, Macky Sall, se solidarizou ontem no Twitter com o jogador e pediu respeito às “crenças religiosas”.
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Gastronomia se fortalece como alternativa de recomeço para refugiados no Brasil

Atualmente, mais de 70 mil microempreendedores do país são de outras nacionalidades e, desse...

Christina Rocha encerra contrato com SBT

Foto: Instagram/Reprodução 1 de 1 foto colorida do rosto de Christina Rocha sorrindo -...

Sobe para 13 o número de mortes devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Subiu, na manhã desta quarta-feira (2), para 13 o número de mortos devido às...

Cervejaria Vertes: A melhor opção em Chopp Artesanal em Candeias – MG

Candeias, Minas Gerais, está vibrando com a chegada da Cervejaria Vertes, onde sabor, diversão...

Mais para você