InícioHGE completa 25 anos preparado para a ampliação

HGE completa 25 anos preparado para a ampliação

Maior unidade da rede estadual de Saúde e principal referência em atendimento em urgência de trauma na Bahia, o Hospital Geral do Estado (HGE) completa 25 anos de funcionamento nesta sexta-feira (10). A unidade localizada na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, será ampliada com a inauguração do HGE 2 no segundo semestre de 2015. Dez novas salas de cirurgia e mais 200 leitos reforçam a estrutura da unidade.

Inaugurado em 10 de abril de 1990, o HGE substituiu o antigo Hospital Getúlio Vargas (HGV), que funcionava no bairro do Canela, devido à necessidade de ampliar o atendimento na época. Atualmente o hospital possui 304 leitos, distribuídos em enfermarias e leitos de UTI, além de outros 71 leitos de observação.

hge

Cerca de três mil servidores atuam na unidade, como a auxiliar de enfermagem Lucivalda dos Santos. Ela trabalhou no HGV e está no Hospital Geral do Estado desde a fundação. Entre as muitas histórias, acumuladas em 35 anos de serviço público na área de saúde, ela se emociona a cada vida que ajuda a salvar. “A gente passa a amar um paciente como se fosse seu [familiar]. É uma missão que eu estou cumprindo e estou feliz”.

Atendimentos

As especialidades médicas atendidas, por meio do Sistema único de Saúde (SUS), incluem cirurgias de coluna e geral, neurocirurgia, cirurgia oftalmológica, pediatria, clínica médica, queimados, cirurgia reparadora e terapia intensiva (UTI). Em 2014, o hospital fez 68 mil atendimentos. O Centro de Tratamento de Queimados atendeu mais de 400 pacientes. Já a área de cirurgia de mão realiza mais de dois mil procedimentos por ano.

Com o prédio de oito pavimentos do HGE 2, a unidade ganhará mais 200 leitos, dos quais 50 leitos de UTI – 40 para adultos e dez para pediatria. A equipe de saúde inclui médicos clínicos, urologistas, neurologistas, ortopedistas, além de enfermeiros e outros profissionais da área.

Segundo o diretor-geral do HGE, André Luciano Andrade, a estrutura e a equipe multidisciplinar darão retaguarda ao atual serviço. “A população cresceu, nesses 25 anos, e as necessidades se multiplicaram para que o maior hospital de trauma do estado continue atendendo toda a população, de maneira eficiente e segura, como sempre fez”.

Por | ASCOM

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Veja imagens das Forças Armadas resgatando pessoas no Sul

Exército, Marinha e FAB mobilizaram efetivos, aeronaves e embarcações para auxiliar nos resgates; 10...

Eduardo Bolsonaro encontra neta de ministro de Hitler em visita a Parlamento alemão

Foto: Reprodução/Instagram Eduardo Bolsonaro se encontra com...

EUA: mais de 1,5 mil pessoas foram presas em protestos pró-Palestina

Mais de 1,5 mil pessoas foram presas desde 18 de abril em protestos e...

Lula assina decreto de reajuste do Imposto de Renda em evento de 1º de Maio no estádio do Corinthians

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto de reajuste da...

Mais para você