InícioID Jovem: Secretaria promove ações para conscientizar estudantis sobre Projeto Federal

ID Jovem: Secretaria promove ações para conscientizar estudantis sobre Projeto Federal

O representante municipal do Cadastro Único e diretor do Programa Bolsa Família Paulinelli Santhiago, está promovendo ações em unidades de educação, levando instruções aos jovens sobre o programa “Identidade Jovem”, do Governo Federal, que oferece diversos benefícios a jovens de 15 a 29 anos de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos.

Paulinelli Santhiago, apresentou através de panfletos e palestra direcionada aos jovens, direito e benefícios como o pagamento de meia-entrada em eventos culturais e esportivos, desconto de 50 até 100% em passagens de ônibus interestaduais.

A primeira ação aconteceu no Colégio Modelo Estadual Luis Eduardo Magalhães, localizado no bairro Jaqueira com as turmas no período matutino e vespertino. Onde foi apresentado o número de jovens beneficiados atualmente no município com base na última atualização, que é de apenas 150 jovens, tendo o município um quantitativo de 8.437 jovens que poderão se beneficiar.

Mas reforçou que é um benefício direcionados aos jovens, que é promovido pelo Governo Federal em parceria com município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, além de anexo ao Cadastro Único.

Para ter acesso aos benefícios, é preciso apresentar o cartão ID Jovem no ato de compra do ingresso ou bilhete e no momento da entrada no evento ou no embarque no transporte interestadual.

O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do smartphone ou impresso da página da internet. Para usar o benefício, é preciso que ele esteja dentro do prazo de validade e acompanhado de documento oficial de identificação, como carteira de identidade, por exemplo.

Segundo o diretor essas ações visam garantir os direitos aos jovens que realmente necessitam dos benefícios e tem direito aos mesmos.

A Identidade Jovem, poderá ser acessada no site da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br/idjovem), ou por aplicativo para smartphone. Para se cadastrar no CadÚnico e retirar o NIS, necessário para ter direito a Identidade Jovem, basta comparecer a Secretaria de Desenvolvimento Social do município e prover o cadastro e atualização, cabe ressaltar que para atualização do NIS a família do jovem deverá comparecer a secretaria para atualizar o cadastro.

As ações irão ocorrer em outras unidades de ensino no município para atender e informar aos jovens.

 

Por | ASCOM – Prefeitura Municipal de Itamaraju

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

TSE retoma nesta 3ª julgamento que pode cassar Jorge Seif

Senador responde por abuso de poder econômico por causa da interferência do empresário Luciano...

Organizador de fórum na Europa diz que pagou gastos de ministros do STF e autoridades

Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil Fachada do STF 30 de abril de 2024 | 06:39 ...

Em abril, Moraes validou 48 acordos de acusados do 8 de Janeiro

O relator das ações no STF, ministro Alexandre de...

Mais para você