Declarada de utilidade pública desde 2006 e fundada em 1999, a Associação Municipal dos Estudantes de Itamaraju e do Extremo Sul da Bahia (AMEI) reabriu no início de junho a emissão de carteiras de estudante na região. Sob a presidência de Jociane Mariano, a entidade vive uma nova fase e busca recuperar o espaço do movimento estudantil no extremo sul.
A entidade foi reabilitada recentemente pela Secretaria Estadual de Educação, conforme legislação específica – lei estadual 10.029/2006, decreto 10284/07 e portaria nº 2585/15 – que assegura o pagamento da metade do valor cobrado para ingressos em casa de diversões e espetáculos que proporcionem lazer e entretenimento.
Jociane destaca o empenho da AMEI em defesa dos direitos da classe estudantil, permanecendo na ativa por 16 anos e que entra em fase de renovação contando com sua nova diretoria e novas diretrizes. “As lutas devem se adequar as necessidades contemporâneas, por isso nessa gestão buscamos implantar tecnologias que possam assegurar nossos direitos”, afirma.
De acordo com a dirigente, somente os estudantes devidamente matriculados têm direito a carteira estudantil. Para isso, deve apresentar fotografia 3×4, comprovante de matrícula e cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento. O prazo médio para entrega do documento é de sete dias.
O cadastro dos estudantes interessados em obter a carteira da AMEI deve ser feito na sede da entidade, situada na Rua Getúlio Vargas, 98, no centro de Itamaraju.
Além do site www.ameiestudantil.com.br, a entidade disponibiliza para contato o e-mail [email protected], o telefone 3294-6139 e o Whats App, através do número 9129-5320.
Por | Domingos Oliveira