O evento esportivo promovido pela 43ª CIPM de Itamaraju tornou-se tradição, neste ano voltou a tomar as ruas do município. Na manhã deste domingo (25) reuniu e estimulou um grandioso número de atletas da cidade e região, que tiveram a oportunidade de competir à “7ª edição da Corrida do Soldado”.
Centenas de inscritos participaram em categorias gerais, no entanto, demonstraram profissionalismo em competir. A comunidade itamarajuense também esteve presente dedicando carinho ou estimulando com a participação de familiares e amigos ao longo do percurso.
Tendo sua largada na Praça Castelo Branco, os participantes percorreram 05 (cinco) Km e seguiram pelas principais ruas e avenidas da cidade, até chegarem à sede da unidade da 43ª CIPM..
Além da corrida o ponto alto do vento foi à homenagem dedicada ao Cabo Adailton de Brito Silva, encontrado morto nas praias capixabas no mês de março deste ano. A emoção contagiou a todos, devido à morte prematura do militar, que ainda carrega uma série de dúvidas. Concernente aos fatos o Cabo Adailton teria saído do município em companhia do filho e da genitora (mãe) do garoto, mas de forma misteriosa e súbita ou sem explicações formais, o corpo foi localizado nas areias capixabas.
Investigações foram iniciadas, após familiares, colegas e comunidade buscarem respostas, porém pouco se avançou ao longo dos últimos meses. Relembrar a perca trouxe a tona sentimentos guardados pelos familiares e amigos, que utilizaram a homenagem para também expor as lágrimas, o desejo de justiça, pois sempre solicitaram das autoridades providências ou respostas. “Adailton foi um exímio profissional, excelente familiar, um eterno amigo da sociedade, não seria justo que aceitássemos o silêncio como resposta ou solução”, relatou um familiar do cabo.
No período das investigações a genitora do filho do Cabo Adailton chegou a prestar depoimento na unidade delegacia local, onde poucos esclarecimentos foram realizados. A Polícia Civil segue com as investigações.
Nesta edição, os atletas foram premiados, desde a primeira colocação até a terceira posição, com troféus, medalhas e prêmios doados pelo comercio local.
Os vencedores da corrida no masculino geral foram Gilmar de Souza de Almeida, de Teixeira de Freitas e tetra campeão da competição, Delcimar de Jesus Souza, de Porto Seguro, e Anderlei Pereira da Silva, de Itabela, respectivamente 1.º, 2.º e 3.º colocados. Já no feminino geral, as três primeiras colocadas foram Suzy Ruas, de Vitória da Conquista, Adilaura dos Santos Ribeira, de Mucuri, e Tereza Marques dos Santos, de Prado. A Corrida também premiou as categorias itamarajuense, portador de necessidade especial, Master, Juvenil e Militar, nesta o soldado José Roberto Silva Guimarães e a cabo Vanessa Ferreira Figueiredo, ambos da Cipe/Mata Atlântica venceram respectivamente no masculino e feminino.
Durante o percurso os atletas contaram com apoio de policiais militares em viaturas e motocicletas que controlaram o trânsito, além de atiradores do Tiro de Guerra 06-025, colocados em pontos estratégicos das vias, da Superintendência Municipal de Trânsito, equipes dos Bombeiros Civis e Militares, da assistência médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), equipe alunos do curso de enfermagem da FACISA, que deram apoio em possíveis situações de emergência.
Com o evento a unidade da 43ª CIPM arrecadou mais de uma tonelada de alimentos que serão revertidos em prol de instituições filantrópicas do município.