No dia 10 de setembro comemora-se o mundialmente o dia de prevenção do suicídio. Baseado no compromisso e responsabilidade pela valorização da vida o CAPS de Itamaraju estará promovendo neste mês de setembro, o “Setembro Amarelo” de prevenção do suicídio.
Durante todo esse mês, a equipe multiprofissional da referida unidade de saúde estará trabalhando temas relacionados à prevenção do suicídio, que vem se tornando um grande problema de saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, no Brasil, um brasileiro se suicida a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo, mas, em 90% dos casos existe prevenção.
Segundo a enfermeira do CAPS, Ivanilda Salomão, as crises vivenciadas no cotidiano do indivíduo sejam elas, afetivas, financeiras, de saúde, perdas e conflitos emocionais, insucesso e doenças mentais, podem constituir sérias motivações para o suicídio e que apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é evitado e tratado como tabu, o que só colabora para seu aumento. Enfatizou ainda que as pessoas que tentam suicídio pedem ajuda, mas, normalmente, não são compreendidas. Deixar de falar sobre o assunto só colabora para o distanciamento social.
A coordenadora do CAPS Glicia Gomes destacou que o objetivo principal da campanha é quebrar o tabu em torno do suicídio, para que ele possa ser discutido. Quando se fala mais sobre isso, as informações se propagaram mais, e as pessoas sabem como prevenir. “A intenção é que esse movimento durante o mês setembro diminua o índice de suicídio”, explicou.
Ao identificar alguém com indícios de ideias suicidas, as pessoas mais próximas deverão ficar atentas pra conversar e encaminhar para um profissional de saúde para possa ser feita a intervenção. O CAPS de Itamaraju estará pronto para acolher e prestar a devida assistência.
O movimento Setembro Amarelo é estimulado mundialmente pelo IASP – Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos.
Invista nessa causa pela valorização da vida!
Por | Ivanilda Salomão