InícioNotíciasSociedadeItamaraju está ganhando Creche Pró-Infância Padrão FNDE

Itamaraju está ganhando Creche Pró-Infância Padrão FNDE

O prefeito Marcelo Angênica pretende entregar 5 novas unidades infantis até junho de 2024: Creche Escola no bairro Várzea Alegre, Creche Pró-Infância do bairro Itatiaia, Creche Pró-Infância do bairro Pôr do Sol, Creche Pró-Infância do bairro Italage e a nova Creche Escola Recanto da Paz no bairro Marotinho.

Uma excelente notícia para a comunidade da zona leste de Itamaraju, nesta quinta-feira, dia 5 de outubro de 2023, data que o município completa 62 anos de emancipação político-administrativa. A construção de uma nova unidade infantil começa a se tornar realidade e trata-se de uma Creche Pró-Infância padrão FNDE Tipo 01 do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. A obra é uma parceria do município de Itamaraju com o Ministério da Educação do Brasil. O investimento está orçado em R$ 3.962.725,12, com recursos conquistados do Governo Federal. A unidade vai oferecer espaço, conforto e segurança às crianças e aos profissionais.

Conforme o prefeito Marcelo Angênica (PSDB), a Creche Pró-Infância Tipo 1, modelo de projeto padrão de educação infantil, igualmente essa que está construindo no bairro Italage, tem capacidade de atendimento de até 376 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 188 crianças em período integral. E que a implantação da Creche no bairro Italage vai beneficiar diretamente os bairros vizinhos da Urbis-II, Urbis-III, Liberdade, Itatiaia, Furlan e outros. O prédio, térreo, tem cinco blocos, distribuídos entre as funções administrativas, de serviços e blocos pedagógicos, um pátio coberto e área externa para playground, torre de água e estacionamento.

Segundo o secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Itamaraju, Antônio Charbel Vieira, o “Toninho”, a Creche Pró-Infância padrão FNDE Tipo 01 do FNDE, em construção no bairro Italage está sendo erguida em um terreno de 3.217,58 m² e a área construída é de 1.323,58 m². Serão 8 salas para atendimento à faixa etária de zero a cinco anos; salas multiuso e administrativas; fraldário; lactário; sanitários; cozinha; refeitório; playground; fechamentos com gradil, portões e muro; calçadas; rampas; estacionamento; canteiros; tratamento paisagístico; bancos; postes de iluminação; paraciclos; lixeiras; e reservatórios de água, entre outros.

No bloco administrativo ficam a secretaria da escola, sala dos professores, diretoria, almoxarifado e sanitários masculino e feminino para adultos. No bloco de serviços, rouparia, lavanderia, copa para funcionários, depósito de material de limpeza, vestiários masculino e feminino, despensa, cozinha, bufê e lactário. O bloco da creche, para crianças até três anos de idade, tem fraldário, sanitário e áreas de atividades, repouso, alimentação e solário. Já o bloco da pré-escola, para crianças de quatro e cinco anos, tem espaço de atividades, repouso e solário. A complementação dos espaços para esses estudantes está no bloco multiuso que tem sala, sanitários para meninos e meninas, sanitários para adultos e para pessoas com deficiências, sala de informática e telefone.

A construção de escolas de educação infantil com recursos do PRÓINFÂNCIA – Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil, iniciativa do governo federal que compreende creches e pré-escolas para crianças até cinco anos de idade, segue padrão arquitetônico definido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O projeto leva em conta as necessidades de desenvolvimento físico, psicossocial, intelectual e social dos estudantes na faixa de até cinco anos, em combinação com a diversidade do país nos aspectos ambientais, geográficos e climáticos. Para construir a unidade no bairro Italage, a Prefeitura de Itamaraju precisou dispor de terreno com dimensões mínimas de 40 por 70 metros para área construída de 1.323,58 metros quadrados.

Por | Ascom PMI

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Apreensão de manganês ilegal expõe fissuras em agência reguladora

Discordâncias sobre atribuições da Agência Nacional de Mineração resulta na fritura de diretor-geral e...

Após deixar o RS, Thelma Assis desabafa: “Propósito da minha vida”

Thelma Assis voltou a São Paulo após passar um tempo em Canoas, no Rio...

Ex-diretor detona Globo e diz que emissora morreu: “Falta humildade”

O ex-diretor da Globo Pedro Vasconcelos afirmou em entrevista que a emissora “perdeu o...

Prefeito de São Leopoldo-RS sobre enchentes: ’34 mil casas debaixo d’água aqui’

Em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, a comunidade e as autoridades locais...

Mais para você