A apuração dos votos para a escolha dos novos conselheiros tutelares começou no final da tarde deste domingo (04), após uma expressiva votação. Terminando por volta das 22 horas com uma contagem manual.
“Dos 10 candidatos, cinco foram nomeados conselheiros. Todos eles, como títulos e critérios obrigatório, além de possuir experiência com crianças e adolescentes para assumir o cargo”.
Desta vez, o tempo de atuação destes profissionais será de quatro anos.
Na disputa aos cargos, estavam os seguintes candidatos:
Natanael Ramos, Emanuelle Almeida, Renata Gomes, Caboco Eder, Ailtão, Selma de Oliveira, David Vieira, Adeilton Rodrigues, Profª Lívia e Daniela. Que buscava através do cargo lutar pelos direitos das crianças e adolescentes do município.
Mas a apuração garantiu vitória para os conselheiros Natanael com 1407 votos, David com 1307, Adeilton com 1226, Ailtão com 1196 dos votos e Selma que garantiu a quinta vaga com 1132 votos.
Isso faz com que os serviços prestados pelo Conselho Tutelar melhorem, além de que os profissionais se sintam mais preparados para atuar. Quando se entra para esse cargo deve-se assumir a responsabilidade de estar sempre se aprimorando e estudando para se fazer o melhor.
Esta é a primeira vez que a eleição ocorre de forma direta e unificada em todo o país, devido a uma mudança promovida pela Resolução 170/2014, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que definiu as regras para o processo de escolha.