Nesta terça-feira (16/7), Jack Black anunciou o cancelamento da turnê da banda Tenacious D por conta de uma polêmica com Donald Trump. Membro do grupo, o guitarrista Kyle Gass fez uma piada com o atentado contra o ex-presidente dos EUA e acabou sendo detonado pelos estadunidenses.
No último domingo (14/7), Kyle Gass comemorou seu aniversário de 64 anos de idade e, na hora de assoprar a vela e realizar um pedido, ele brincou: “Não errem o Trump na próxima vez”, referindo-se ao recente atentado contra o ex-presidente dos EUA.
1 de 3
Tenacious D
Reprodução
2 de 3
Jack Black e Kyle Gass, da banda Tenacious D
Reprodução
3 de 3
Tenacious D. Atores que também são músicos? Sim! Jack Black (de Escola de Rock, King Kong e Marte Ataca!) e Kyle Gass montaram uma banda de hard rock em 1994 na ensolarada Los Angeles (EUA). No início tocavam de forma acústica, como dupla. Tudo mudou a partir de 1999, quando eles passaram a estrelar uma série para a HBO e se tornaram queridinhos de vários grupos, entre eles o Foo Fighters. Em 2001 lançaram o primeiro álbum, Tenacious D, e um single de grande sucesso, Tribute. Em 2006 saiu o filme The Pick of Destiny, que deu origem a um disco homônimo. Outros dois vieram depois: Rize of The Fenix (2012) – que levou o Grammy de Melhor Álbum de Comédia – e Post Apocalypto (2018). A dupla não se cansa de dizer que é “a melhor banda do mundo!”. Com certeza vai rolar muita diversão no Palco Mundo com eles
Josh Brasted/FilmMagic
Mesmo com a banda sendo conhecida pelo sarcasmo e bom-humor, o momento foi registrado em vídeo por fãs e viralizou negativamente nas redes sociais. Por conta disso, Black publicou um texto no Instagram anunciando o cancelamento da turnê e adiando os “futuros planos” da Tenacious D.
“Quero deixar claro que nunca apoiaria discursos de ódio, e não encorajo violência política de nenhuma forma. Após muito refletir, decidi que não seria apropriado continuar com a turnê do Tenacious D, e todos os futuros planos criativos com a banda serão colocados em espera. Me sinto grato aos fãs por seu apoio e compreensão”, escreveu o ator e músico.
Gass também publicou sobre o que aconteceu e pediu desculpas pela piada “improvisada”. “O que aconteceu [com Trump] foi uma tragédia, e sinto muito pelo meu lapso terrível de julgamento. Eu peço desculpas àqueles que decepcionei, e me arrependo de toda a dor que causei.”