InícioNotíciasPolíticaJoias sauditas: ex-CGU de Bolsonaro ajudou na defesa de Cid

Joias sauditas: ex-CGU de Bolsonaro ajudou na defesa de Cid

O ministro da Controladoria-Geral da República (CGU) do governo Bolsonaro, Wagner Rosário, ajudou o tenente-coronel Mauro Cid, auxiliar do então presidente, a se defender na investigação das joias sauditas. A Polícia Federal (PF) interceptou mensagens entre Cid e Rosário, que tiveram o sigilo retirado nesta segunda-feira (8/7).

As mensagens são de março do ano passado. Naquela época, o entorno de Jair Bolsonaro estava aflito com a iminência de uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que ordenaria a devolução dos presentes à União, segundo a investigação. O grupo havia vendido irregularmente joias presenteadas ao governo brasileiro pelo governo saudita durante uma viagem oficial de Bolsonaro.

Em 7 de março de 2023, Wagner Rosário escreveu para Cid: “Cid, bom dia. Me manda aquele arquivo zipado que o Julio mandou!!! O meu apagou”. Para a PF, Rosário se referiu a arquivos enviados quatro dias antes a Cid por Julio Cesar Vieira Gomes, ex-chefe da Receita Federal. Os documentos tratavam do caso das joias, incluindo o termo de retenção. Gomes atuou para tentar liberar as joias apreendidas no aeroporto de Guarulhos, sem sucesso, ainda segundo o relatório da PF.

Em 28 de março, três semanas depois da conversa, Cid voltou a trocar mensagens com Wagner Rosário, controlador-geral do estado de São Paulo. O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro pediu ajuda para se defender em um processo na Comissão de Ética da Presidência. “Me mandaram isso do Conselho de Ética. Para ver se estão boas as respostas”, afirmou, ao que Rosário respondeu: “Lendo aqui”. Depois, Rosário ligou duas vezes para Cid, que estava em voo e prometeu retornar o contato.

A Polícia Federal indiciou Bolsonaro, Cid e mais dez pelo desvio de joias do acervo presidencial. Segundo as investigações, Bolsonaro desviou R$ 6,8 milhões com venda ilícita de joias e recebeu os recursos em dinheiro vivo.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Twitter

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Dicas para Implementar Práticas de ESG na Empresa

Implementar práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance) em uma empresa não é apenas...

Kamala tem 44% dos votos contra 42% de Trump, diz pesquisa

Levantamento da “Reuters”/Ipsos foi feito após desistência de Biden e confirmação do ex-presidente como...

MP quer saber onde estão os animais do zoo de Beto Carrero World

Divulgação 1 de 1 Imagem colorida do Beto Carrero - Metrópoles ...

Mais para você