O encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 11 líderes da América Latina, que começou nesta terça-feira (29/5), contará com um “diamante de valor raro”. Isso porque haverá, na programação, um jantar diplomático com um menu especial assinado pelo chef João Diamante.
Nascido na Bahia, o jovem é um dos jurados do programa Minha Mãe Cozinha Melhor Que A Sua, da Globo, ao lado de Paola Carosella. Ele foi convidado pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, para preparar os pratos.
O cardápio inclui ceviche de banana-da-terra, moqueca de caju com arroz de coco e cuscuz de tapioca com leite de coco. No comando das caçarolas, ele propôs a inclusão de opções veganas já de cara, o que, de acordo com o site GQ Brasil, foi abraçado pela equipe do presidente.
João Diamante e Janja em um encontro na tarde desta terça-feira (30/5)Ainda de acordo com a revista, fora a conversa sobre alternativas sem carne, leite e derivados, não houve demandas específicas de hábitos alimentares ou alergias por parte da organização.
Vida e carreira de João DiamanteJoão Diamante é baiano, mas foi cresceu no Rio de Janeiro. Proprietário do restaurante itinerante Na Minha Casa, é também idealizador do projeto social Diamante na Cozinha. Atualmente, é casado com Stéphanie Parreira e tem uma filha.
O-chef-e-apresentador-Joao-Diamante–Divulgacao—Woohoo-
João Diamante aposta na gastronomia como forma de inclusão e transformaçãoFoto: Divulgação
Chef João Diamante
Ele acredita que a gastronomia pode ajudar na alfabetização e socialização de pessoasFoto: Reprodução/Instagram
João Diamante com a cozinheira Rosa Perdigão no programa Garimpeiro do Sabor
Diamante visita diferentes lugares no programaFoto: Reprodução/Instagram
João Diamante com a chef Cintia Malves no programa Garimpeiro do Sabor
Ele conta históriasFoto: Reprodução/Instagram
João Diamante com o somelier Honorato no programa Garimpeiro do Sabor
E aprende novas receitasFoto: Reprodução/Instagram
João trabalhou na França com Alain Ducasse, chef reconhecido mundialmente. Desde 2016, passou a investir em um grande sonho: o Diamantes na Cozinha, projeto em que usa a culinária como ferramenta de transformação, dedicado a jovens em situação de vulnerabilidade social.
“Só a partir das oportunidades é que as pessoas conseguem evoluir na vida. Eu era uma pedra bruta, fui garimpado, lapidado e, hoje, posso ajudar outras pessoas com o conhecimento que domino, que é a gastronomia”, disse, em entrevista anterior ao Metrópoles.
Recentemente, João esteve no Distrito Federal para um jantar especial a quatro mãos no restaurante, Brasis, que fica no Lago Oeste, a convite da chef Di Oliveira. Por aqui, ele também conheceu o Ceasa, point dos chefs brasilienses, e visitou a edição do Taste Brasília Festival, que aconteceu no Pontão do Lago Sul.