InícioJustiça determina bloqueio do WhatsApp em todo o Brasil por 48 horas

Justiça determina bloqueio do WhatsApp em todo o Brasil por 48 horas

A justiça de São Paulo determinou que o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp seja bloqueado por todas as operadoras de telefonia brasileiras a partir das 0h00 desta quinta-feira, 17 de dezembro. Isso quer dizer que, assim que o dia de hoje acabar, o app terá que ser impedido de funcionar pelas prestadoras sob pena de multa. O app deve ficar bloqueado por 48 horas, dois dias inteiros.

logo-promo[1]

Essa decisão foi imposta às operadoras de telefonia por meio de medida cautelar, mas o autor da ação (envolvidos no pedido) está sendo mantido em sigilo por alguma razão não detalhada. Apesar desse pedido, não se sabe até o momento se todas as empresas provedoras de internet no território nacional vão de fato cumprir a determinação no horário especificado pela justiça.

Mesmo com o autor da ação sendo mantido em sigilo, especula-se que as operadoras de celular brasileiras estejam de alguma forma envolvidas, uma vez que vêm pedindo atitudes da Anatel e da Justiça em relação ao app há meses. Isso acontece pelo fato de o WhatsApp agora realizar ligações pela web usando o número de celular dos usuários, o qual gera pagamento imposto para as operadoras anualmente. O presidente da Vivo, Amos Genish, já disse até que o app é pirata! Entenda a polêmica.

O mensageiro já foi alvo de processos e determinações judiciais no Brasil por nunca concordar em colaborar com investigações policiais envolvendo casos de pedofilia e outros crimes. Sendo assim, pode ser que algum juiz responsável por um caso desses tenha pedido liberação de conteúdo de usuários criminosos, e o app tenha se negado. Em retaliação, um pedido judicial de bloqueio pode ter sido feito. Mas porque exatamente 48 horas de bloqueio, ninguém sabe.

Por | Tecmundo

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Orçamento de guerra” ameaça as contas públicas, diz economista

Lula desembarcou no RS com uma comitiva disposta a liberar recursos da União para...

“Eu a amo de verdade”, disse ex-motorista acusado de prender socialite

O ex-motorista José Marcos Chaves Ribeiro negou que tenha mantido a socialite Regina Lemos...

Bancos adotam medidas para ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

A Febraban divulgou medidas adotadas pelos bancos para ajudar os afetados pelas chuvas no...

Lula diz que Padilha “briga com Lira”, mas vai unir bancadas pelo RS

Em visita ao Sul, o presidente comenta sobre o atrito entre o ministro e...

Mais para você