InícioEditorialJustiça determina suspensão de contratação de empresa para gestão do Planserv

Justiça determina suspensão de contratação de empresa para gestão do Planserv

O processo de contratação pública de empresa especializada para a prestação de serviços de apoio operacional à autogestão do Planserv deve ser suspenso por determinação da Justiça. Atendendo a pedidos apresentados em ação civil pública movida pelo Ministério Público estadual, por meio das promotoras de Justiça Rita Tourinho e Nívia Andrade, o juiz Glauco de Campos determinou ao Estado da Bahia que suspenda a contratação e mantenha a empresa atual na gestão dos serviços até nova decisão. 
 
Na ação, o MP aponta que a empresa vencedora do novo processo de contratação, a Maida Haptech Soluções Inteligentes Ltda., pertencente ao grupo econômico da Hapvida Participações e Investimentos S/A, não poderia participar do processo licitatório porque, quando da abertura da licitação, o Hospital Cetro, que integra o mesmo grupo econômico, era credenciado perante o Planserv.

O fato viola cláusula expressa do edital e princípios administrativos, explicam as promotoras de Justiça. De acordo com elas, “uma das notícias de fato remetidas ao Ministério Público decorreu da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB), que revelou preocupação com o possível conflito de interesse oriundo da contratação, já que a empresa do grupo Hapvida passaria a ter acesso a dados sensíveis de toda a rede hospitalar do Estado da Bahia”.
 
As promotoras de Justiça ressaltam ainda que existem outras empresas credenciadas ao Planserv que fazem parte do mesmo grupo econômico. Elas pontuam que a empresa Maida Haptech apresentou três atestados de capacidade técnica no Pregão Eletrônico nº 064/2022, dois com CNPJ diversos do seu e outro com a razão social diversa, mas o teor dos atestados não foi ratificado pelo Estado.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Governo mantém “Enem dos Concursos” no RS mesmo com calamidade

Estado tem 80.348 inscritos na prova; das 228 cidades em que será aplicada no...

Deputado estadual bolsonarista é o primeiro a ser condenado por violência de gênero no país

Foto: Divulgação/Alerj O deputado estadual Rodrigo Amorim (União Brasil), pré-candidato à Prefeitura do...

Chuvas: governo instala sala de situação e vai enviar ministros ao RS

Ricardo Stuckert/PR 1 de 1 Imagem colorida mostra mesa de reunião no Rio Grande...

São Paulo teve abril com calor recorde e chuvas muito abaixo da média

São Paulo — A cidade de São Paulo teve um mês de abril com...

Mais para você