InícioEditorialJustiça faz 1ª ação de busca e apreensão contra pirataria no metaverso

Justiça faz 1ª ação de busca e apreensão contra pirataria no metaverso

Onze pessoas foram presas nesta terça-feira (21), na quarta edição da Operação 404, do Ministério da Justiça, que combate crimes contra a propriedade intelectual e pirataria digital.

Além das prisões, que aconteceram em quatro estados, foram removidos 266 sites no Brasil, 53 no Reino Unido e seis nos Estados Unidos.

Outro resultado da Operação foi a primeira busca e apreensão no metaverso, como explica o delegado Alessandro Barreto, Coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça:

Segundo o Ministério da Justiça, os investigados capturavam o sinal fechado de canais de televisão e cobravam para repassá-los para assinantes do serviço de pirataria. O prejuízo causado pelos crimes é de 366 milhões de reais por ano.

Na ação desta terça-feira, foram bloqueados mais de 700 sites e aplicativos de streaming ilegal. E removidos mais de 461 aplicativos de música, que tinham milhões de usuários ativos.

A Operação 404 iniciou em 2019. O nome da ação faz referência ao código de protocolo digital que indica que a página da web não foi encontrada ou não está disponível. O objetivo da operação é justamente tornar indisponíveis os serviços que violam os direitos autorais das vítimas.

O coordenador Alessandro Barreto explica que esses sites captavam informações pessoais dos usuários:

Os investigados podem ser indiciados por associação criminosa e lavagem de dinheiro, e a pena para quem pratica este tipo de crime é de dois a quatro anos de prisão e multa.

Segurança Brasília 21/06/2022 – 16:55 Nádia Faggiani / Guilherme Strozi Leandro Martins – Repórter da Rádio Nacional Pirataria Metaverso propriedade intelectual terça-feira, 21 Junho, 2022 – 16:55 144:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bolsonaro participa de carreata com Caiado antes da Agrishow

Governador de Goiás, que é pré-candidato à Presidência em 2026, tem participado de atos...

Exclusivo: saiba os bafos do festão de aniversário de André Ramos

André Ramos comemorou seus 49 anos com um festão daqueles em sua casa, na...

Incêndio destrói vegetação do Pico do Jaraguá, ponto mais alto de São Paulo

Um incêndio tomou conta de parte do Pico do Jaraguá, na zona norte da...

Investimento em publicidade digital cresceu 8% em 2023

Atingiu o total de R$ 35 bilhões; comércio foi o setor líder, com 23,2%,...

Mais para você