InícioEditorialLewandowski autoriza uso da Força Nacional para ajudar nas buscas a fugitivos...

Lewandowski autoriza uso da Força Nacional para ajudar nas buscas a fugitivos de prisão em Mossoró

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou nesta segunda-feira, 19, o envio da Força Nacional de Segurança Pública para o município de Mossoró (RN), em resposta à fuga de dois detentos da penitenciária federal local. A medida vem após seis dias de intensas buscas que mobilizaram centenas de agentes e recursos especializados. Serão deslocados para a região cem homens e 20 viaturas da Força Nacional. O pedido de intervenção da FNSP foi feito pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e teve o aval da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. Os fugitivos, que escaparam utilizando uma barra de ferro retirada da própria cela, mantêm as autoridades em alerta. A complexidade do terreno, composto por matas, zonas rurais e grutas, tem dificultado o trabalho das equipes, que contam com o monitoramento das estradas pela Polícia Rodoviária Federal.

Além dos recursos mobilizados localmente, a ação de busca recebe o reforço da Força Nacional, composta por policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e profissionais de perícia. A tropa especializada passa por treinamento específico e atua em todo o território nacional mediante autorização do Ministério da Justiça. O compromisso das autoridades é encontrar os fugitivos o mais rápido possível. Medidas de fortalecimento da segurança nas unidades prisionais federais já foram adotadas, enquanto investigações administrativas e criminais estão em andamento para apurar responsabilidades relacionadas à fuga. A operação de recaptura conta com a participação de 13 forças de segurança, incluindo Polícia Penal Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros do estado. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, esteve em Mossoró no domingo para acompanhar de perto as atividades.

A busca pelos criminosos Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, vinculados à facção criminosa Comando Vermelho, está no sexto dia de operação.  Desde a fuga, os fugitivos já cometeram atos de violência, como invadir uma residência e manter uma família como refém. De lá, levaram roupas, comida e celulares. Lewandowski chegou a Mossoró no domingo, 18, para acompanhar a caça aos fugitivos. Ele disse que o problema é localizado – ou seja, não atinge os outros presídios federais — e mostrou confiança de que será resolvido em breve.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

STF suspende prazos processuais em ações ligadas ao RS

Decisão, do ministro Roberto Barroso, também vale para ações na Corte que tenham origem...

Ex de Madonna, Jesus Luz vai a show com credencial de família

Jesus Luz, ex-namorado de Madonna, chegou em Copacabana, no Rio de Janeiro, para assistir...

Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas

As fortes chuvas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul já afetaram...

Michelle Bolsonaro pede oração pelo RS em evento no Amazonas

Ex-primeira-dama desejou conforto aos familiares das vítimas; ela estava em Manaus para receber o...

Mais para você