O presidente Lula aceitou ter uma reunião bilateral com o mandatário da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no Japão, onde ambos participam como convidados da cúpula do G-7.
Segundo fontes do governo brasileiro, a equipe de Lula ofereceu um horário para o encontro no final da tarde deste domingo (21/5), no horário local, início da manhã no Brasil.
Até a publicação desta nota, o governo brasileiro ainda aguardava a resposta oficial de Zelensky, de quem partiu inicialmente o pedido para a reunião bilateral com Lula.
Fontes do Itamaraty informaram à coluna que, desde o dia 10 de maio, o governo brasileiro foi informado pelos japoneses de que havia a possibilidade de Zelensky ir ao G-7.
A confirmação da ida do presidente ucraniano e o respectivo pedido da reunião bilateral com Lula, no entanto, só ocorreram quando a comitiva brasileira já estava no Japão.
Até o sábado (20/5), Lula e Zelensky se encontraram nas reuniões multilaterais e no jantar de chefes de estado realizados pelo G-7. Os dois, porém, não tiveram uma conversa a sós.