InícioNotíciasPolíticaLula diz que governo quer abrir Consulado Geral em Luanda, na Angola

Lula diz que governo quer abrir Consulado Geral em Luanda, na Angola

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, na manhã sábado (26/8), que o governo brasileiro estuda abrir um Consulado-geral em Luanda, na Angola. A afirmação foi feita durante a inauguração da Galeria Ovídio de Melo, no Instituto Guimarães Rosa.

“Com aproximadamente 30 mil brasileiros, Angola já abriga nossa maior comunidade em todo continente africano, por isso, instruí o chanceler Mauro Vieira a estudar a abertura de um consulado geral em Luanda, que seria o primeiro em um país de língua portuguesa na África”, disse.

“Nas relações entre Brasil e Angola, precisamos sonhar alto e sonhar muito longe”, completou o presidente, citando palavras do escritor angolano Pepetela, ganhador do Prêmio Camões.

O Consulado-Geral é vinculado ao Ministério de Relações Exteriores e, entre as funções exercidas, está a emissão de passaportes e certidões de nascimento.

Lula desembarcou em Luanda para uma visita oficial de dois dias, após participar de 15ª Cúpula do Brics, na África do Sul. Antes de retornar ao Brasil, o petista ainda passará por São Tomé e Príncipe, por ocasião da reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Esta é a primeira visita oficial dele ao continente neste terceiro mandato.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

O Instagram como máquina de dinheiro: Neymar lucra milhões com publicidades na plataforma

  Lançado em 2010, o Instagram rapidamente se transformou em uma das redes sociais mais...

Mais democratas dizem estar preocupados com candidatura de Biden

Segundo o “Washington Post”, líderes do Congresso teriam conversado com o presidente dos EUA...

“Abin paralela”: depoimento de Ramagem na PF dura quase 7 horas

O depoimento do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) na Polícia Federal, (PF) no Rio de...

Mentiu? Davi é flagrado em shopping após alegar doença para a namorada

Depois de alegar estar doente para não receber a namorada, Tamires Assis, Davi Brito...

Mais para você