Após desembarcar em Nova York, nos Estados Unidos (EUA), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniu com empresários e compareceu a um jantar com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Josué Gomes, neste domingo (17/9). Lula estava acompanhado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O presidente chegou aos Estados Unidos nesse sábado (16/9) para participar da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), que ocorre esta semana. A expectativa é de que ele fique nos EUA pelo menos até a próxima quinta-feira (21/9).
Na tarde deste domingo (17/9), pouco antes do encontro com empresários e o jantar, ambos previstos em sua agenda oficial, o presidente Lula chegou a publicar nas redes sociais que estava se preparando para a AGNU. “[…] Me preparando no domingo para a semana intensa na Assembleia Geral da ONU”, escreveu o mandatário.
Veja:
Mais uma semana de muito trabalho. Lei de proteção a vida das mulheres sancionada, presidência do G20, lançamento do Programa Combustíveis do Futuro e ação para a recuperação econômica dos municípios atingidos no Rio Grande do Sul. E me preparando no domingo para a semana intensa… pic.twitter.com/bnCIPkm3Ef
— Lula (@LulaOficial) September 17, 2023
O mandatário brasileiro estaria, ainda, tentando uma reunião, durante a AGNU, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Nos próximos dias, Lula também deve encontrar outras lideranças e representantes de entidades internacionais, como Joe Biden, presidente dos Estados Unidos.
Na quarta-feira (20/9), os mandatários lançarão uma iniciativa global para promoção do trabalho decente.
Acompanham o presidente uma comitiva de ministros, como os da Fazenda, Fernando Haddad; do Meio Ambiente, Marina Silva; da Saúde, Nísia Trindade; das Relações Exteriores, Mauro Vieira; do Trabalho, Luís Marinho; dos Direitos Humanos, Silvio Almeida; de Cidades, Jader Filho; de Minas e Energia, Alexandre Silveira; das Mulheres, Cida Gonçalves; e da Cultura, Margareth Menezes.
Assembleia Geral da ONU
A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (AGNU/ONU) ocorre a partir da próxima terça-feira (19/9), e se estende até o dia 26 deste mês. O encontro reúne representantes de cerca de 193 países. O Brasil costuma abrir o evento.
Este ano, o tema será “Reconstruindo a confiança e reacendendo a solidariedade global: acelerando a ação na Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) rumo à paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade para todas as pessoas”.