O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade à primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, neste sábado (8/6), depois de a política sofrer um ataque em uma praça de Copenhague, capital do país. Na rede social X (antigo Twitter), Lula lamentou o ocorrido.
“Quero expressar minha solidariedade à primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, que foi atacada em uma praça de Copenhague dias antes do pleito eleitoral do Parlamento europeu. Não podemos permitir que comportamentos criminosos como este, que colocam em risco a vida das pessoas por mera discordância política, sejam a regra no mundo. Do Brasil, estendo minha solidariedade à Mette Frederiksen e todo povo dinamarquês”, afirmou o presidente.
A manifestação se dá um dia depois de a primeira-ministra ser atacada por um homem em uma praça da capital da Dinamarca. O agressor de Frederiksen foi preso na sexta (7/6), depois do ataque, e uma investigação foi aberta. A polícia dinamarquesa não deu mais detalhes sobre o caso.
A eleição para o Parlamento europeu será realizada neste domingo (9/6) na Europa. O incidente com a política dinamarquesa não foi o único dos últimos meses. Em maio, o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi atingido por um tiro após uma reunião de governo na cidade de Handlová.