Em visita oficial a Nova York (EUA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (18/9), com o presidente da Suíça, Alain Berset, e com o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Gordon Brown.
O mandatário brasileiro está em território norte-americano, onde fará o tradicional discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, na sede da ONU, nesta terça-feira (19/9).
Os dois encontros são as únicas agendas oficiais do mandatário na véspera do discurso na Organização das Nações Unidas (ONU). Nos demais horários, o chefe do Executivo federal se dedica à preparação do pronunciamento.
Esta será a oitava vez que Lula se dirigirá ao organismo da ONU, que reúne 193 países. Em 2010, o petista cancelou a ida ao organismo multilateral para se dedicar à campanha de Dilma Rousseff (PT).
Com o líder suíço, o presidente Lula conversou sobre as relações comerciais entre o Mercosul – bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, atualmente sob presidência rotativa brasileira – e a Suíça. Além disso, debateu outras agendas de cooperação entre os países, especialmente durante a presidência do Brasil no G20.
O mandatário brasileiro registrou o encontro nas redes sociais. Veja:
lula e presidnte da suica
Reprodução/Twitter
lula gordon brown
Encontro com o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Gordon Brown Ricardo Stuckert/PR
lula presidnet suiço abre
presidente Lula e o presidente da Suíça, Alain Berset Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula aproveita a reunião de diversos chefes de Estado e governo em Nova York para o evento na ONU, e pretende realizar uma série de encontros bilaterais.
Além das duas agendas desta segunda, o titular do Palácio do Planalto se reunirá com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na quarta-feira (20/9).