InícioEditorialPolítica NacionalLula viaja nesta segunda para participar da cúpula do Mercosul no Paraguai

Lula viaja nesta segunda para participar da cúpula do Mercosul no Paraguai

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar nesta segunda-feira (8) da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, realizada no Paraguai. Após o evento, ele seguirá para a Bolívia. A adesão da Bolívia ao bloco econômico é um dos principais temas da cúpula, que ocorre após uma tentativa de golpe de estado no país. O país boliviano se torna o quinto integrante do Mercosul, ao lado do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, após aprovação pelo Congresso Nacional Boliviano e sanção presidencial. A cúpula também marca o fim do mandato do Paraguai como presidente interino do bloco, com o Uruguai assumindo a presidência. Entre os temas discutidos estão questões ambientais, sociais e de combate ao crime organizado, especialmente nas fronteiras dos países membros. A integração do Mercosul com outros blocos econômicos, como a União Europeia e países árabes, também está na pauta, assim como a possível entrada do Panamá e negociações com Colômbia, Equador e Peru. Recentemente, o Brasil firmou um acordo com o Chile para tarifas de exportação e importação mais vantajosas.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

No último domingo (7), o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se com outros ministros da região para discutir, entre outros temas, a tentativa de golpe na Bolívia. A chegada de Lula na Bolívia está prevista para esta terça-feira (9) e reforça o compromisso do Brasil com a integração e o fortalecimento das relações bilaterais. Lula vai se encontrar com o presidente do país e participar de reuniões com empresários brasileiros e bolivianos, visando aumentar as relações comerciais. O Mercosul possui um PIB de US$ 2,86 trilhões de dólares e é o principal receptor de investimentos estrangeiros na América Latina.

Publicado por Luisa Cardoso

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Casal é preso suspeito de espancar criança de 4 anos em Alcobaça

Um casal foi preso, na quarta-feira (17), suspeito de espancar uma criança de quatro...

Aéreas do Brasil precisam comprar aviões da Embraer, diz Mercadante

Presidente do BNDES afirma que socorro do governo para as companhias aéreas deve ser...

Após polêmica, mãe de Davi faz reflexão e afirma: “É a lei do retorno”

Após as polêmicas envolvendo Davi Brito, a mãe do ex-BBB surgiu nas redes sociais...

Lula ataca privatização e propõe festa a Santos Dumont na Torre Eiffel

São Paulo – Durante agenda na Empresa Brasileira de Aviação (Embraer), nesta sexta-feira (19/7),...

Mais para você