InícioEditorialMaioria dos leitores do CORREIO prefere Carnaval na Barra do que na...

Maioria dos leitores do CORREIO prefere Carnaval na Barra do que na Boca do Rio

A maioria dos leitores do CORREIO prefere que os trios carnavalescos continuem saindo no circuito Barra-Ondina, ao invés de migrarem para um novo circuito na região da Boca do Rio.

Em pesquisa feita no Twitter do jornal, com quase 1,5 mil votos, 71,9% se mostraram favoráveis ao circuito do jeito que está. Outros 28,1% acreditam que uma mudança seria positiva e melhor do que o cenário atual. 

Nas redes sociais dos jornais, muitos comentários apaixonados foram feitos sobre o tema. “É inaceitável essa mudança, ela não mexe só com a cultura, com a história, ela mexe com o turismo entre outras coisas. Enfim, não aceito de jeito nenhum!”, escreveu um leitor. Outros consideraram que a proximidade da Barra com o circuito do Campo Grande é essencial para o Carnaval. “Quantas vezes eu não começava no Campo Grande e depois descia pra Barra?”. Uma leitora afirmou que não se deve mexer em “time que está ganhando”, destacando que o circuito Dodô é o “melhor do Carnaval”.

Na contramão, teve quem avaliou que uma mudança seria boa. “O circuito Barra-Ondina ficou pequeno demais. Pra quem mora no bairro também é péssimo. É preciso realmente buscar outras alternativas”, considerou uma leitora. “Muito bom viabilizar esse projeto , já antigo. Preserva a Barra e incrementa uma região mais espaçosa “, comentou outra. 

Leia também
Carnaval de 1992 teve a transformação da Barra-Ondina em circuito oficial 

Teve quem sugerisse que se usasse os dois circuitos. A ideia, de fato, não é terminar com o Barra-Ondina, mas haveria uma mudança substancial, já que o circuito só ficaria com fanfarras. O Barra-Ondina entrou oficialmente para a folia baiana em 1992. 

“Há mais de 10 anos, a gente discute a possibilidade de criação de um terceiro circuito, e a orla tem sido um dos lugares preferidos e mais estudados, e agora essa discussão voltou com mais força. Os grandes equipamentos e estruturas eletrônicas iriam para a orla, e a Barra ficaria com circuitos alternativos, que caibam no bairro”, disse Joaquim Nery, presidente do Conselho do Carnaval (Comcar).

O representante reforça que os motivos da mudança se explicam devido a uma questão de espaço e quantidade do público, que aumentou nos últimos anos. Os estudos já começaram a ser feitos, e a previsão é de que, até agosto, a decisão seja tomada.

“Nos últimos carnavais, a gente tem percebido o esgotamento do espaço urbano da Barra, a cidade cresceu e o espaço tem suas limitações. Estamos propondo uma discussão com todos os atores do carnaval, de blocos à Polícia Militar, para que cheguemos a um denominador comum”.

Falando ao Bnews, o prefeito Bruno Reis disse que a região da Boca do Rio vai ganhar um calçadão, entre outras intervenções viárias. “Surge uma nova Barra na cidade e há possibilidade de um Carnaval aí”, afirmou.

Diz ainda que isso é fruto do aumento na população da cidade. “É natural que o espaço fique limitado. Ou agora, ou no futuro, terá que surgir uma nova área da cidade que tenha condições de receber o carnaval”.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Veja imagens das Forças Armadas resgatando pessoas no Sul

Exército, Marinha e FAB mobilizaram efetivos, aeronaves e embarcações para auxiliar nos resgates; 10...

Eduardo Bolsonaro encontra neta de ministro de Hitler em visita a Parlamento alemão

Foto: Reprodução/Instagram Eduardo Bolsonaro se encontra com...

EUA: mais de 1,5 mil pessoas foram presas em protestos pró-Palestina

Mais de 1,5 mil pessoas foram presas desde 18 de abril em protestos e...

Lula assina decreto de reajuste do Imposto de Renda em evento de 1º de Maio no estádio do Corinthians

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto de reajuste da...

Mais para você