InícioEditorialMais 100 agentes da Força Nacional e 30 policiais penitenciários federais são...

Mais 100 agentes da Força Nacional e 30 policiais penitenciários federais são enviados ao RN

Após a chegada dos agentes da Força Nacional ao Rio Grande do Norte, na noite desta terça-feira, 14, para ajudar o Estado no combate aos ataques de gangues que vem ocorrendo em pelo menos 14 cidades, 28 suspeitos já foram presos, segundo a Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social. Dentre as pessoas detidas, uma era um adolescente, três eram foragidos da Justiça recapturado, um tornozelado preso com arma de fogo e um ferido, que foi encaminhado a uma unidade de saúde. As operações também apreenderam seis armas de fogo e um simulacro, 30 artefatos explosivos apreendidos, oito galões de gasolina, cinco motos, dois carros, além de dinheiro, drogas e munições. A Força Nacional desembarcou na Base Aérea de Natal junto da governadora Fátima Bezerra (PT), que estava em agenda em Brasília e voltou ao Estado junto à tropa no avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O contingente conta com 100 agentes, 30 policiais militares no primeiro avião e mais 70 em um segundo. Outros 100 agentes devem ser enviados para a capital Natal em 30 viaturas e mais 30 policiais do sistema prisional federal devem chegar também para reforçar os serviços na Penitenciária Federal de Mossoró, no interior do Estado.

O Rio Grande do Norte vive momentos de terror e caos em diversas cidades, entre elas a capital, desde a madrugada de terça, com gangues de bandidos realizando atos de vandalismo, atirando e ateando fogo contra carros e prédios públicos. Um suspeito morreu durante confronto armado contra policiais em Natal na madrugada de terça. Já nesta quarta, o dono de um supermercado que era assaltado foi baleado e morreu, tornando-se a primeira vítima inocente. Nas redes sociais, internautas continuam compartilhando cenas de destruição em pelo menos duas cidades, Santa Cruz, a 100 quilômetros da capital, e na zona norte da própria Natal. Na cidade, os ônibus voltaram a circular normalmente nesta quarta, mas as escolas e as universidades estão com funcionamentos parcialmente suspensos.

O secretário de Segurança Pública e da Defesa Social do Estado, coronel Francisco Canindé, diz acreditar que as ações de vandalismo tenham ocorrido em resposta a uma operação policial. As autoridades apontam que as ações foram comandadas de dentro do presídio de Alcaçus, o maior do RN, onde se encontrava o líder de uma das facções mais poderosas da região, conhecida como Sindicato do Crime. As autoridades também apontam que a motivação tem relação com insatisfações dos presos, como em relação às restrições de visitas íntimas aplicadas no final de 2022 e em vigor até o momento e falta de produtos de higiene nas unidades

*Com informações da repórter Virgínia Coelli

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Mais para você