Ontem o site Politco afirmou que fontes suas afirmaram que o FTC estaria considerando entrar com uma ação antritruste contra a Microsoft para bloquear a compra da Activision Blizzard. No entanto, talvez as coisas não sejam tão simples.
O analista de mercado Michael Patcher, o qual já estudou direito no passado, afirma que a FTC não deve entrar com uma ação contra a Microsoft. O motivo seria que ela provavelmente perderia o processo no tribunal.
A FTC “provavelmente” será esmagada no tribunal e é por isso que eles não vão processar.
Isso seria resolvido pela Microsoft concordando com uma lista de demandas para manter o status quo; a FTC retiraria suas objeções.
Quando a FTC costuma entrar com uma ação, as companhias geralmente abandonam a aquisição devido a grande chance de perderem. No entanto, Patcher afirma que isso não aconteceria no caso da Microsoft, pois a lei não estaria do lado da FTC.
Os reguladores não processam se tiverem uma chance quase zero de ganhar. Eles ameaçam processar para obter concessões e comemoram a vitória depois. Isso é o que vai acontecer aqui.
Quanto às concessões que a Microsoft terá que fazer, Michael Patcher não acredita que a empresa será obrigada a colocar Call of Duty na PS Plus. Para ele, a FTC apenas forçará que tenha um lançamento padrão no PlayStation no mesmo dia que chegar ao Xbox Game Pass, mantendo o padrão atual de lançamentos.