InícioEditorialPolítica NacionalMonitoramento do PPA passará a ser semestral, diz Planejamento

Monitoramento do PPA passará a ser semestral, diz Planejamento

Secretária afirma que mudança será formalizada abril; atualmente, relatório é enviado anualmente ao Congresso

“O PPA é uma lei do ciclo orçamentário que é pouco regulamentada”, disse secretária de Planejamento, Leany Lemos (foto) Gabriel Benevides 4.fev.2024 (domingo) – 11h05

O Ministério do Orçamento e Planejamento tem planos de editar uma regra para que o relatório de monitoramento do PPA (Plano Plurianual) seja enviado ao Congresso a cada 6 meses. Atualmente, o documento é elaborado uma vez ao ano. 

“Faremos decretos e portarias entre agora e abril para ser pelo menos semestral”, disse a secretária de Planejamento do ministério, Leany Lemos, em entrevista ao Poder360 na 5ª feira (1º.fev.2023).

A ideia inicial era que os resultados fossem divulgados a cada 4 meses. A secretaria declarou haver problemas para a elaboração do documento dessa forma.

A ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) precisará assinar as medidas que instauram a mudança. O objetivo da iniciativa é aumentar a fiscalização das ações idealizadas no PPA.

O Plano Plurianual estabelece metas e prioridades para o Orçamento a médio prazo para os em um intervalo de 4 anos. Na prática, serve como um guia sobre o que o governo quer fazer com o dinheiro da União. Não há punição para os agentes públicos caso haja descumprimento das metas.

Leany afirma que o aumento da frequência de publicação do relatório tem objetivo de intensificar o monitoramento das ações estabelecidas pelo plano. Espera-se uma melhor efetividade das ações propostas pelo plano.

“O PPA é uma lei do ciclo orçamentário que é pouco regulamentada […] e é bom que ele seja um pouco assim, mas como não tem uma estrutura mínima ele acaba mudando muito de um governo para o outro”, disse.

Algumas métricas, por não serem contabilizadas de forma constante, não necessariamente serão apresentadas junto ao relatório semestral.

Segundo ela, um Plano Plurianual mais claro ajuda com o repasse do dinheiro dos cofres públicos. 

A secretária admite haver uma preocupação sobre como seu planejamento será afetado caso o governo não consiga manter a meta de zerar o deficit em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) em 2024. “Há probabilidade média ou alta de que haja impacto em algum tipo de entrega, é muito alta, em outras ela é baixa, mas pode afetar, sim”.

Questionada sobre a viabilidade da meta de deixar as contas no azul, Leany respondeu que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  faz “todo o esforço” nessa direção.

Para ela, há outras formas de melhorar a gestão pública sem necessariamente gastar o dinheiro da União. Deu exemplos de educação e crescimento de empresas, que podem ser otimizados com atividades de acompanhamento e com diminuição da burocracia.

O PPA foi elaborado com base em métricas para indicadores econômicos. Por exemplo, espera-se um crescimento de 2,3% em 2024. O Ministério da Fazenda projeta um valor nessa faixa. Organismos internacionais dizem que a taxa ficará menor que 2%. 

Leia abaixo quais as projeções que o PPA considera para a economia brasileira: 

Os recursos destinados ao PPA somam R$ 3,15 trilhões em 2024. Deles, R$ 2,07 trilhões são provenientes do Orçamento da União –equivalente a 37,8% de toda a peça orçamentária. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Câmara exclui vídeo da participação de Felipe Neto em debate

Na ocasião, o influenciador digital se referiu ao presidente da Casa Baixa, Arthur Lira,...

Dino marca conciliação em caso de calúnia de Kajuru contra Gilmar

O ministro Flávio Dino, do STF, marcou para 29 de maio uma audiência de...

Wikipedia pode derrubar página de pré-candidata do Novo a SP pela 3ª vez

Enciclopédia digital diz que biografia de Marina Helena não atende a critérios de relevância;...

Registre-se! CNJ faz mutirão para registrar pessoas sem documento

O direito à saúde, à educação e à visibilidade como cidadão são preceitos constitucionais...

Mais para você