Em evento realizado na última segunda-feira, 28, em Porto Seguro, o Governador Jaques Wagner inaugurou a Base Comunitária da PM instalada no bairro do Baianão. A localidade foi escolhida em função dos índices de violência registrados naquela comunidade que culminou com atos de vandalismos ocorridos em novembro passado. Após os atentados, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, anunciou a criação de uma Base Comunitária de Segurança na cidade.
O Governo e a comunidade civil organizada se uniram em prol desse objetivo e num curto espaço de tempo a instalação da 12ª Base Comunitária de Segurança da Bahia se tornou uma realidade. É a quarta base instalada no interior do estado.
Dentre as empresas que abraçaram essa causa estão a Expresso Brasileiro e a BRA Logística, que fazem parte do GRUPO BRASILEIRO, e que, juntamente com a Veracel entenderam o seu papel junto à comunidade onde atuam.
A Expresso Brasileiro atua no seguimento de transporte coletivo urbano, intermunicipal e interestadual de passageiros com linhas nos Estados de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro, enquanto a BRA Logística desenvolve atividades de transporte e carregamento de madeira atendendo a demanda das Fábricas da Veracel, na cidade de Eunápolis (BA) e também da Eldorado Brasil em Três Lagoas (MS).
O Diretor Presidente do Grup o Brasileiro, Ronaldo Carletto , recebeu as placas comemorativas que marcaram a inauguração dessa importante obra que irá beneficiar uma população de mais de 30 mil habitantes num complexo habitacional que abrange os bairros Baianão, Vila Valdete Paraguaia, Parque Ecológico e Casas Novas.
Diversas autoridades prestigiaram o evento dentre elas a prefeita de Porto Seguro Cláudia Oliveira, o Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, o comandante Geral da PM, Coronel Alfredo Braga de Castro, o delegado Chefe da Polícia Civil da Bahia, delegado Hélio Jorge Paixão, o comandante do 8º Batalhão da PM do município, Tenente-Coronel Alfredo José da Souza, o senador Walter Pinheiro, os deputados Ronaldo Carletto e Marcelo Nilo além de outras autoridades civis e militares.
A UPP dispõe de 12 viaturas, sendo quatro automóveis e oito motocicletas. Sob o comando do Tenente Moura Trigo, 80 policiais começaram a trabalhar na unidade realizando o patrulhamento ostensivo na região além de promover o desenvolvimento da comunidade oferecendo cursos de informática com atendimento diário de oito horas.
Fotos: SECOM/BA e OXarope.com