InícioEditorialNovo antiviral para a dengue apresenta resultados promissores em testes clínicos

Novo antiviral para a dengue apresenta resultados promissores em testes clínicos

Um novo antiviral para a dengue, desenvolvido pela Janssen, divisão farmacêutica da Johnson & Johnson, apresentou resultados promissores em testes clínicos com humanos. A empresa divulgou os primeiros resultados da segunda fase dos estudos durante o Encontro Anual da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene, realizado em Chicago, nos Estados Unidos. O medicamento, chamado JNJ-1802, demonstrou uma atividade inédita contra o vírus e foi considerado seguro e bem tolerado. Agora, o remédio passará por um estudo maior, envolvendo voluntários em dez países, incluindo o Brasil.

O estudo, embora pequeno, mostrou que o JNJ-1802 possui potencial para combater o vírus da dengue no organismo. Os resultados positivos obtidos até o momento trazem esperança no enfrentamento dessa ameaça global. Marnix Van Loock, líder da divisão de Patógenos Emergentes da Janssen, ressaltou a importância desses resultados promissores. O medicamento será avaliado em um estudo mais amplo, que irá determinar sua eficácia em voluntários do mundo real. O teste realizado foi chamado de desafio humano, no qual voluntários saudáveis foram expostos intencionalmente ao vírus para testar a eficácia do medicamento. Cerca de 54 voluntários foram recrutados e divididos em grupos para receber diferentes dosagens do JNJ-1802 ou placebo. Durante 26 dias, os participantes receberam doses diárias do medicamento ou placebo e, no quinto dia, foram expostos a uma versão atenuada do vírus da dengue.

Durante os 85 dias de monitoramento, os pesquisadores observaram uma resposta dose-dependente, ou seja, os voluntários que receberam a dosagem mais alta do medicamento apresentaram níveis significativamente mais baixos de detecção do vírus em comparação com o grupo placebo. O JNJ-1802 age bloqueando as proteínas utilizadas pelo vírus da dengue para se replicar no organismo e causar a infecção. Agora, a próxima fase do estudo envolverá aproximadamente 2 mil voluntários e avaliará o efeito do medicamento contra a contaminação pelo mosquito.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

O ensino do dever de casa e os desafios e soluções para uma aprendizagem colaborativa

As tarefas escolares, ferramentas valiosas para o processo de ensinoaprendizagem, podem se tornar um...

Pimenta posta vídeo com sua versão de cobrança de prefeito gaúcho

Imagens publicadas pelo ministro mostram conversa com Fabiano Feltrin (PP), que reclama da ajuda...

Prefeitura agradece a presença de autoridades durante inauguração do Hospital Estadual Costa das Baleias

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas agradece a presença das autoridades durante a...

PL do Veneno: Congresso tira da Anvisa e Ibama controle de agrotóxicos

Faisal Bashir/SOPA Images/LightRocket via Getty Images 1 de 1 aplicação agrotóxicos ...

Mais para você