A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados decidirá, nesta terça-feira (19/3), se enviará à Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitação de abertura de inquérito para investigar uma “apresentação artística” promovida pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg) para “acolher” novos alunos.
Como mostrou a coluna, o diretório acadêmico do curso de Artes Visuais aprovou uma exibição na qual estudantes veteranos ficaram sem roupa para recepcionar os calouros. A iniciativa fez parte do programa “Acolhida Cidadã”, que, segundo a universidade, tem objetivo de “pôr fim a trotes violentos”.
A Comissão de Educação é presidida pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). Entre os itens que serão apreciados pelo colegiado, nesta terça, consta o seguinte requerimento:
“Requer o encaminhamento de sugestão à PGR para instauração de inquérito referente à apuração de eventuais crimes ocorridos na FURG durante o programa ‘Acolhida Cidadã’, organizado pela coordenação do curso de Artes Visuais”.
universidade federal(1)
O Prédio das Artes, onde ocorreu a apresentação na Universidade Federal do Rio Grande Universidade Federal do Rio Grande
cantora-erotica-universidade
Em 2023, artista performou dança erótica em sala de aula em universidade na Bahia
batcu dança erótica evento governo federal
Batcu: dança erótica em evento do Ministério da Saúde causou demissão no Ministério da Saúde Reprodução/Redes sociais
Vídeo mostra dança “Batcu” em evento do MS
Vídeo mostra dança “Batcu” em evento do MS Reprodução
Posição da universidade A Universidade Federal do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, manifestou-se por meio de nota:
“A Coordenação dos Cursos de Artes Visuais informa que na última sexta-feira (8/3) aconteceu uma performance artística, idealizada e executada por estudantes, que integrou a programação da Acolhida Cidadã, organizada pelo diretório acadêmico.
A performance ocorreu no Átrio, espaço expositivo do Prédio das Artes, e as cenas de nudez não tiveram qualquer conotação erótica e/ou sexual, simplesmente corpos nus.
No momento da performance não havia a presença de crianças no local; ainda que houvesse, conforme matéria publicada em 31/5/2022 pelo Ministério da Justiça acerca da legislação vigente para espetáculos e filmes no país, a classificação indicativa, nessa situação, seria livre.
O Curso de Artes Visuais incentiva as práticas artísticas em performance e não vê nenhum problema na ação realizada”.
Vídeo Veja, abaixo, registro do momento em que, sem roupa, alunos da universidade confraternizam dentro do Prédio das Artes, onde são ministradas as aulas do curso de Artes Visuais.